Os benefícios de correr na areia da praia

corrida praia

foto: Shutterstock

A corrida é uma das atividades físicas mais prazerosas de se praticar. Ela libera neurotransmissores que trazem aquela sensação boa de prazer e disposição. Agora imagina só correr à beira do mar, com aquele visual ainda mais contagiante?

Correr na areia traz muitos outros benefícios que você nem imagina.

Diferente de correr no parque ou na rua, por exemplo, a areia é um terreno irregular, cheio de ondulações, o que acaba exigindo maior esforço e mais do nosso movimento e propriocepção. Dessa forma, ela consegue oferecer maior resistência ao atleta, fortalecendo os tendões e articulações e melhorando o o equilíbrio.

Mas é claro que isso tem suas desvantagens.  Não é recomendável para os iniciantes na corrida, por exemplo, começar a treinar num terreno tão irregular quanto a areia, pois as chances de lesões são bem maiores.

Entretanto, a areia é capaz de reduzir o impacto dos passos durante a corrida, ótimo para pessoas idosas que já treinam e pessoas que sofrem de problemas articulares.E aí, se convenceu? Antes de partir para a areia, só fique ligada no horário e na proteção: evite corre entre 10 e 16 horas, quando os raios solares são muito mais intensos e, como a areia os reflete, isso facilita o risco insolação.


E assim como qualquer corrida, não corra descalço. Use um tênis apropriado, que protege contra micoses e bolhas causadas pelo contato com a areia muito quente.

Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: corrida areia