Orientação aos atletas iniciantes

Professores de educação física orientam os atletas

O profissional de Educação Física, entre outras atribuições, orienta o atleta em sua rotina de exercícios ou na prática de um esporte. Com a chegada do verão e as altas temperaturas, as atividades ao ar livre trazem a preocupação com a saúde do corpo, o bem estar e o físico.

Para um bom desempenho nas atividades físicas, o acompanhamento deste profissional mais uma boa dieta e exercícios regulares são cuidados necessários tanto para o atleta que está começando, quanto para o que já é experiente.

"Para iniciar um treinamento, a pessoa interessada deve passar primeiramente por exames que irão garantir que a sua saúde está em condições de responder a tais esforços", explica o professor do curso de Educação Física do Complexo Educacional FMU, Mauro Guiselini.

Exercícios simples, como andar de bicicleta, caminhar e nadar são as práticas esportivas mais indicadas para um atleta iniciante. "Para garantir um coração saudável, indica-se as caminhadas, bicicleta e natação. Também é bom fortalecer os músculos do abdômen e das pernas e fazer alongamentos para assegurar a elasticidade", conta o docente.

Entretanto, é importante não exagerar na carga dos exercícios, que podem ocasionar mal estar ao atleta e provocar lesões, além das dores. "A melhor maneira de se exercitar é de forma leve e moderada, pois a pessoa por não praticar esportes regularmente não tem preparação para aguentar um ritmo forte", complementa o professor Mauro.


Segundo o especialista do Complexo Educacional FMU, o mais indicado é procurar fazer exercícios físicos pelo menos duas ou três vezes durante a semana, para garantir um bom condicionamento físico e o bem estar do indivíduo.

"Além de aumentar a autoestima, as atividades regulares podem, inclusive, prevenir doenças crônico degenerativas, como a obesidade, colesterol e hipertensão", finaliza.

Por Jessica Moraes

Comente