Qual o melhor horário para malhar?

O preparador físico destaca que é possível perder de 1 a 3 kg em um período de até 10 dias, de forma consistente.
melhor horário para malhar

Os melhores horários para malhar dependem muito da sua rotina. Veja aqui qual horário melhor se encaixa na sua realidade. Foto: iStock/dolgachov

Não importa qual seja o estilo de vida de uma mulher, é cada vez mais difícil encontrar uma ou duas horas por dia para se dedicar à prática de exercícios físicos e se manter saudável. Mas não é porque não temos tempo que devemos simplesmente desistir deste objetivo, certo? A alternativa para quem tem os minutinhos contados na agenda é não só descobrir qual é o melhor horário para malhar, como apostar nos os treinos de alta intensidade.


Pensando nisso, o coach e preparador físico Vinícius Possebon, desenvolveu o “Programa Queima de 48 Horas”, responsável por ajudar mais de 38 mil pessoas a emagrecerem com exercícios que duram entre 5 e 15 minutos. “Como são atividades que não demandam muito tempo e nenhum tipo de equipamento, podem ser realizadas em qualquer horário do dia, adequando-se à rotina de cada pessoa”, explica. 

O criador do Q48 explica que sua metodologia é baseada no HIIT, sigla em inglês para Treinamento Intervalado de Alta Intensidade.  Possebon relata que, entre as alunas do Q48, a maioria precisa cuidar dos filhos, da casa e da carreira profissional, e por isso lhes restam pouco tempo para se exercitarem. 

O preparador sugere cinco horários diferentes para as mulheres com o dia a dia cheio de afazeres. Veja:

Logo após acordar: ideal para quem tem rotina imprevisível

Um dos horários preferidos pelas mulheres é malhar logo pela manhã, antes mesmo de ver os filhos ou o marido, no caso das mulheres casadas. “A vantagem de treinar logo de manhã é que você já deixa seu corpo com total disposição para as atividades do dia”, destaca Possebon, que alerta para a alimentação antes do treino, que é importante para garantir energia. “Coma algo leve cerca de 40 minutos antes de treinar”. 

Antes do almoço: para aproveitar aquele tempo entre uma atividade e outra

Como muitas mulheres, especialmente as mães que acompanham de perto a rotina das crianças conseguem encontrar mais tranquilidade na hora anterior à chegada dos filhos para o almoço, a faixa de horário é a preferida de muitas delas. “Pessoas saudáveis podem realizar um treino do Q48 sem qualquer contraindicação. O ideal é que antes de iniciar a prática de qualquer atividade física a pessoa passe por uma avaliação médica”, incentiva o preparador físico. 

No meio da tarde: perfeito para quem tem uma rotina flexível

Vinícius Possebon se surpreende com a quantidade de pessoas que utilizam o período da tarde para treinar, entre 14h30 e 16h30, por exemplo, pelo que é exibido no aplicativo Q48, lançado pelo preparador físico como suporte para o programa, e que exibe em sua tela inicial a quantidade de pessoas treinando no momento. “Quem é profissional liberal ou tem horários mais flexíveis consegue aproveitar o tempo para fazer o treino”, explica. Segundo o coach, o horário é bom porque permite ao corpo tempo suficiente para descansar no fim do dia. “Também é um ótimo momento para tomar um banho, alguns minutos após o treino”, sugere. 

Fim de tarde: a escolha certa para deixar o estresse ir embora

O horário mais utilizado para malhar entre as pessoas que frequentam academias, o fim de tarde é um dos mais fáceis. “Após a jornada de trabalho, colocar o corpo para queimar calorias é uma ótima maneira de reduzir o estresse”, indica Possebon. O coach destaca que muitas alunas trabalham em empregos que exigem muito intelectualmente, e por isso podem aproveitar os 15 minutos de treino para esquecer um pouco das obrigações. 

Após as 22h: para se livrar das interrupções

Muito comum entre as jovens que estudam à noite, o treino nas últimas horas do dia pode ser uma boa maneira de finalizar o dia. “Algumas donas de casa também encontram neste horário uma forma de se exercitar sem serem interrompidas”, lembra Possebon, que também destaca que muitas pessoas melhoram a qualidade do sono quando se exercitam. “Mas é preciso tomar cuidado, porque algumas pessoas têm reações opostas com a atividade e podem ter dificuldades para reduzir o ritmo e demorar mais tempo para pegar no sono”, alerta. 

Por Thamirys Teixeira

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