Música para motivar você nos exercícios

Música para motivar você nos exercícios

Ouvir música durante uma atividade física é, comprovadamente, um grande incentivo e fator motivante para aqueles que querem malhar. Quem já não teve vontade de dançar, pular ou mesmo chorar ao ouvir uma música?

A música estimula os nossos sentimentos e ações. Assim, um som pode ser um poderoso aliado na malhação, pois determina a cadência dos movimentos, aumentando o desempenho durante os exercícios.

Médicos da Universidade Glasgow, na Escócia, notaram que a disposição para caminhadas cresce 30% quando as pessoas utilizam músicas.

Já um médico de Tóquio, o Dr. Norio Owaki, que estudou durante 10 anos certos tipos de pautas sonoras, descobriu que a música altera a atividade das ondas cerebrais. Uma música pode fazer você se esforçar mais ou menos, dependendo do ritmo e se é ou não do seu gosto musical.

Se, ao invés de acelerar, você deseja relaxar os músculos eliminando tensões após os exercícios, a música também poderá ajudá-la. Ela faz com que o ritmo da respiração diminua e as ondas cerebrais e a atividade muscular entrem em sincronia, promovendo relaxamento e um grande bem-estar.

Ouvir música durante a prática de atividade física é muito estimulante, além de contribuir para a melhora do ritmo e até da performance na atividade.

Mas, atenção!

Evite caminhar ou correr na rua (onde há trânsito), ouvindo música, para evitar acidentes;

Na hora de escolher as músicas, leve em conta o seu gosto pessoal. Mas, como sugestão, prefira musicas eletrizantes (como por exemplo, CDs de step, aeróbica etc.). Já no aquecimento com os alongamentos iniciais e procure manter o ritmo durante toda a atividade. No final, coloque músicas calmas e relaxantes (de sua preferência) juntamente com os alongamentos finais.

Muitos professores gravam fitas de acordo com a atividade escolhida, (step, aeróbica, ginástica localizada, spinning, alongamento, funk, etc.) principalmente para professores de academias, mas que podem ser compradas a quem interessar. Estas fitas são encontradas também em feiras de Fitness.

Faça sua trilha e boa malhação!

Comente