Musculação emagrece?

Musculação emagrece

Quem já não ouviu uma amiga dizendo que para emagrecer, musculação não resolve? Essa afirmação é comum, porém, esse é mais um mito do mundo fitness. Na verdade, a melhor maneira de emagrecer é combinando exercícios aeróbios com musculação, e neste sentido, musculação pode emagrecer.

Muita gente acredita que os exercícios aeróbios, como caminhada, corrida, natação e bike, são as únicas atividades físicas capazes de emagrecer. "As pessoas têm essa concepção, porque ao praticar exercícios aeróbios, queimam gordura no momento em que estão praticando a atividade. Isso acontece pelo fato de que a principal fonte de energia para se movimentar, que são as gorduras armazenadas no nosso organismo, são mobilizadas em conjunto com o metabolismo para gerar mais energia na hora do exercício", explica o personal trainer Daniel Kazu, especialista em fisiologia pela Escola Paulista de Medicina.

O especialista afirma que a combinação destas atividades, aeróbia e musculação, é a melhor saída para emagrecer. "Cada uma dessas atividades atua de uma forma única no organismo. Enquanto, os exercícios aeróbios queimam a gordura na hora; a musculação, por sua vez, irá apoiar esse processo de emagrecimento, acelerando e alterando, de forma positiva, o metabolismo e os hormônios da pessoa, itens fundamentais para aqueles que desejam perder peso com saúde", avalia Kazu.


O personal ressalta que é comum as pessoas acreditarem nessa verdade sobre os exercícios, já que os dados científicos apresentados são geralmente de testes com indivíduos praticando os exercícios aeróbios e, consequentemente, a principal fonte de energia usada para se exercitar é a gordura. Mas isso não significa que todos que praticam atividades aeróbias vão emagrecer e que a musculação também não seja recomendada para a perder peso.

Por Catharina Apolinário

Comente