Musculação aplicada aos esportes

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É inegável a importância da musculação nas diferentes atividades esportivas. E qualquer atleta reconhece o valor dos exercícios com peso no aprimoramento do seu desempenho. Afinal, os músculos são o motor do corpo e, se bem treinados, fortes e resistentes, os músculos se moverão melhor e por mais tempo.

A maioria dos esportes tem particularidades com relação aos grupos musculares mais exigidos em sua prática. Mas o ideal é trabalhar o corpo todo, e dar ênfase à necessidade muscular de cada esporte.

Depois de analisar os movimentos, músculos e articulações mais solicitados na atividade praticada, deve ser montado um programa de exercícios que mais se assemelhe e influencie os movimentos executados pelo atleta.

Outro cuidado que se deve ter é com os treinos próximos às datas de competição. Eles devem ser realizados com menos intensidade no período próximo às competições, recomendando-se apenas um programa de manutenção com cargas menores e poucas séries.

Grande parte dos atletas se estressa por excesso de treinamento em época de competições. E se forem acrescentados treinamentos exaustivos com peso, eles podem ter sua performance ameaçada pelo “overtrainning”.

É muito importante que o atleta tenha o acompanhamento de um bom profissional, experiente e com conhecimento sobre as atividades e intensidades às quais está submetendo seus atletas.

Além de trabalhar a musculatura corporal com peso, o atleta deve fazer atividades aeróbias e de flexibilidade diferenciadas para melhoria do seu condicionamento físico e superação de alguma dificuldade ou deficiência.

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