Método de Pilates: Você sabe o que é?

Pilates

Com um nome um pouco diferente das demais modalidades, o Pilates, está cada vez mais comum de ser ouvido nas academias em todo o Brasil. O método de Pilates surgiu em 1926 durante a guerra mundial e foi desenvolvido pelo ginasta Joseph Pilates que trabalhava como enfermeiro durante a guerra.

A idéia que se tem à primeira vista, é de algo estranho com pessoas se contorcendo em aparelhos lembrando camas hospitalares e fisioterápicos. Este método foi desenvolvido pela necessidade de ajudar pacientes de guerra a recuperar a força e a resistência dos músculos através do conhecimento de anatomia e fisiologia.

Essa técnica ficou famosa após a guerra entre dançarinos e bailarinos e logo tomou dimensões entre os adeptos de fitness nos Estados Unidos e Europa, chegando ao Brasil há pouco tempo. O sucesso desta atividade deve-se aos resultados surpreendentes e rápidos no enrijecimento muscular no aumento de força e postura.

O método de Pilates traz inúmeras vantagens, principalmente para aquelas pessoas que estão cansadas das tradicionais ginásticas de academia. Os resultados de emagrecimento e queima calórica são expressivos, acompanhados do aumento de massa muscular, resistência cardiorrespiratória, diminuição do estresse e da tensão, e aumento da flexibilidade.

Os exercícios realizados através do método de Pilates são diferenciados pelo fato de não usar pesos adicionais, sendo empregada somente a própria força e dando especial atenção para o trabalho de postura e de respiração para que seja realizado corretamente.

Os movimentos são, geralmente, realizados em séries de 10 repetições para cada seguimento muscular e estão divididos em exercícios realizados no chão - sobre um colchonete - para os iniciantes e, nos aparelhos específicos como cadilaac, reformer, pedipole e chair, voltados para os alunos mais avançados em sessões individuais.

Comente