Materiais esportivos: dicas para comprar roupas e calçados

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Materiais esportivos

A prática de exercícios físicos diariamente e por longo tempo deve incluir alguns cuidados que muitas vezes são simples.Hoje em dia é muito fácil encontrar no mercado inúmeras opções de materiais específicos para fitness, desde roupas e calçados até acessórios novos e modernos. Mas tudo isso não impede você de utilizar aquela velha e gostosa camiseta de algodão guardada.

A utilização de roupas que permitam a transpiração é um dos cuidados importantes. Roupas leves e frescas ajudam a eliminar o suor. Opções do mercado são o amni (tecido que permite liberdade de movimentos, elasticidade, equilíbrio térmico e respiração para o corpo) e também o dryfit (tecido de absorção excelente e secagem rápida, evitando que a pessoa fique com a roupa molhada por muito tempo).

E ao contrário do que muita gente acredita, cobrir o corpo com filme plástico nas regiões que possuem mais gordura não ajuda a eliminá-la mais rapidamente. Essa é uma ideia falsa, que prejudica a respiração natural do corpo, eleva a temperatura corporal além do normal e prejudica assim a saúde.

O calçado escolhido deve receber atenção pois não devem ser escorregadios, devem ser específicos para a modalidade escolhida e que acima de tudo sejam confortáveis. Pessoas que costumam correr ou praticar atividades físicas de impacto devem ter cuidados redobrados com relação ao amortecimento, pois o tênis desgastado e com amortecimento insuficiente pode causar sérios danos ao longo do tempo.

Algumas modalidades esportivas pedem alguns cuidados específicos para que a prática seja ainda mais prazerosa e eficiente, conheça algumas delas:

Musculação

- Luvas: elas protegem as mãos do contato com os aparelhos que com o tempo deixam as mãos grossas e cheias de calo. Geralmente de couro ou de material emborrachado e não possuem os dedos como uma luva convencional deixando-os livres.

- Cinto: os cintos são utilizados para proteger a coluna principalmente a região lombar que sofre bastante quando se treina pesado. Eles são bem largos para abranger a região, sendo usados para exercícios como agachamentos, desenvolvimento entre outros em que há necessidade de manter a coluna firme. Podem ser de couro ou outro material revestido geralmente em tecido grosso.

- Calçado: deve ser um tênis e que seja sempre confortável, porém tem que ter um solado que não escorregue para evitar acidentes quando em realização dos exercícios.

- Toalha: este item é essencial e nem sempre usado pelos praticantes da modalidade. A toalha é necessária para forrar os bancos utilizados para os exercícios, sendo uma atitude de higiene para si próprio e para os colegas.

Spinning

- Sapatilha: calçado específico para a modalidade que possui encaixe para o pedal da bicicleta, que evita que o pé escorregue durante a aula. Não é obrigatória a sua utilização, um tênis comum também pode ser usado.

- Bermuda: em material que permita a transpiração, possui um reforço de espuma na região entre as pernas e no bumbum, pois o tempo de contato com o banco da bicicleta pode machucar.

- Banco em gel: existem capas para o banco da bicicleta, feitas em gel que garante um maior conforto na hora da prática da modalidade, vale conferir.

Ciclismo

- Roupas: geralmente muito coloridas, pois a modalidade é praticada nas ruas e assim permite a melhor visualização do atleta. Deve ser em material que tenha aderência ao corpo para diminuir o atrito e que permita a transpiração.

- Sapatilha: parecida com a sapatilha do spinning só que nesta modalidade torna-se obrigatório sua utilização para evitar que o pé escorregue.

- Garrafinha de água: ela pode levar água ou algum tipo de bebida isotônica caso o percurso seja muito longo.

- Luvas: necessária para evitar que machuque e forme calos e bolhas, pois o contato com o guidão da bicicleta é constante.

- Banco em gel: como no spinning, o ciclismo também requer cuidados com o banco e o selim em gel vazado é bastante utilizado por seu conforto.

Hidroginástica

- Sapatilha: específica para a modalidade esta sapatilha ou sapato é feita em neoprene ou elanca e recebe um solado de borracha para não escorregar. Há alguns que recebem tratamento antibacteriano.

- Cinto: feito em material flutuando como o E.V.A. tem a função de estabilizar a coluna na região lombar que sofre maior esforço em alguns movimentos com peso.


Fontes consultadas:

Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte;

Lojas Decathlon.

Por Vanessa Salvador Marietto

Consultora de fitness

CREF 020396-G/SP

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente