Kuduro: dança queima até 600 calorias!

Kuduro deixa sim o bumbum durinho

Regina Casé e Douglas Silva, que dança Kuduro. Foto: João Januário/Divulgação TV Globo

A abertura da novela "Avenida Brasil" motivou muita gente a entrar nas academias para aprender o tal do ritmo Kuduro. E se a dança em si já faz muito bem à saúde, pois espanta o estresse e melhora o condicionamento físico, ela se torna ainda melhor quando ajuda a emagrecer!

"O gasto calórico estimado é de 400 a 600 Kcal por aula. Ou seja, é uma super aula para ficar em forma", conta o preparado físico Juliano Maestro, da Academia Italy.

O ritmo que traz influências do soul americano e do R&B (rhythm and blues) surgiu em Angola há quase 20 anos. A chegada desse ritmo ao Brasil tem muitas respostas. Uma delas é creditada ao luso-francês Lucenzo, cantor da música "Vem dançar kuduro". Outra dá o crédito ao DJ Dog Murras, que levou o ritmo para a Bahia e agitou o Carnaval local.

Independente da origem é fato que a dança é uma grande aliada de quem pretende dar adeus àqueles quilos a mais. "O Kuduro é um excelente trabalho aeróbio. Elimina gorduras localizadas e melhora o condicionamento cardiovascular e a coordenação motora", afirma Juliano.

O ritmo também trabalha todos os grupos musculares do corpo, por meio dos movimentos de pernas e braços, deixa o bumbum mais durinho e o abdômen mais definido. "O ideal é realizar a atividade até três vezes por semana, sendo cada aula com duração de 1h", orienta Juliano. "Roupas leves e confortáveis são essenciais para a dança e não podemos esquecer também de um tênis com um bom sistema de amortecimento", completa.

O preparador físico lembra que a dança é contraindicada para pessoas que possuem algum quadro grave de lesão nos joelhos e coluna. Alunos com estas restrições só poderão balançar o esqueleto com liberação médica.

Para melhorar os resultados, os alunos podem aliar a dança a uma dieta regrada. Por isso, o mais indicado é procurar um bom nutricionista e pedir uma ajuda na hora de potencializar a dieta.


Juliano afirma que o Kuduro, além do aspecto fisiológico, ou seja, do emagrecimento, pode ser um ótimo aliado para aliviar o estresse. "A dança nos faz esquecer os problemas do dia a dia, nos ajuda a fazer novas amizades (sim, a dança socializa!), nos faz mexer de forma descompromissada e prazerosa. Afinal, quem dança é muito mais feliz!"

Por Juliana Falcão (MBPress)

Comente