Isotônicos: saiba como dosá-lo!

Durante a atividade física, para obter o rendimento desejado é preciso hidratar bem o organismo antes, durante e depois dos exercícios. Mas, eu posso ingerir isotônicos sem problemas? Para quais intensidades de exercícios as bebidas isotônicas são indicadas? Há contra-indicação no seu uso?

Através da transpiração, ocorre a perda de água e eletrólitos (sódio, potássio, magnésio e cloro) causando a desidratação, que acarreta na diminuição do volume sangüíneo em cada bombeamento feito pelo coração. Mesmo mobilizando água de várias partes do corpo para o sangue, esse mecanismo é insuficiente. Por isso a freqüência cardíaca aumenta na tentativa de normalizar o bombeamento de sangue e a pressão. Porém, quando o aumento da freqüência cardíaca é insuficiente, há uma redução de força aeróbica (capacidade respiratória) e o prejuízo no desempenho da atividade física.

De acordo com a porcentagem da perda de água corpórea, pode haver o comprometimento da atividade física. Por exemplo, se houver perda de 2%, ocorre a sensação de sede forte, desconforto e perda de apetite; com perda de 4%, há a diminuição de 20 a 30% da capacidade de atividade física acarretando em um esforço maior para a sua realização. Com 80%, pode ocorrer vertigem, a respiração torna-se difícil, quando se pratica exercício e há o aumento da fraqueza.

As bebidas isotônicas possuem concentrações de eletrólitos semelhantes ao sangue humano fazendo com que ocorra uma rápida absorção de líquido. Por apresentar baixa quantidade de carboidratos (em torno de 8%) comparado a outras bebidas como sucos e refrigerantes, os isotônicos não sobrecarregam o aparelho digestivo. Além disso, os carboidratos fornecem energia para os músculos em exercício.

Se você faz atividades físicas, pode fazer uso de isotônicos sem problemas. Mas, em quantidades que não sobrecarreguem o seu organismo. Já pessoas hipertensas, diabéticas, celíacas, com doenças renais, gestantes ou lactantes poderão usar essas bebidas somente com orientação médica.

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