Iniciante de academia

Iniciante de academia

Você nunca freqüentou a academia e não sabe nem como começar? Aqui vão algumas dicas para quem se intimida com freqüentadores mais sarados e acostumados com o ambiente frenético das academias. Música alta, malhação intensa, gente sarada... saiba se adaptar ao ritmo intenso da academia e não perca o pique - nem a vontade - de praticar suas atividades.

Primeiramente, após fazer uma avaliação médica e perguntar ao profissional qual o exercício mais indicado para você, escolha uma academia perto da sua casa ou do trabalho, de preferência uma que fique no seu caminho diário.

Se você faz academia perto do local em que mora ou trabalha, menos chances você tem de dar aquela preguiça. Outro ponto positivo é você poder ir a pé ou de bicicleta, por exemplo.

Se ela fica no caminho que você percorre todo dia da casa ao trabalho, é melhor ainda. Mesmo que você se sinta desanimada, vai passar em frente da academia, pesando sua consciência, caso você pense em matar a aula.

O começo é sempre difícil. Depois das primeiras aulas, você provavelmente vai sentir um pouco de dor. Se nessa fase você começar a faltar é pior, pois seu corpo não vai se acostumar, e quando a sua consciência pesar e você voltar, vai sentir a mesma dor de novo.

Procure começar a academia na quinta ou na sexta. Porque no fim de semana, a academia fecha, e você aproveita esse tempo pra descansar bem, e voltar na segunda-feira. Essa dica funciona porque dá um tempo para o seu corpo recuperar.

Se não tem certeza de como utilizar um equipamento, não finja saber, porque é muito fácil se machucar quando não se sabe o que está fazendo. Além disso, o tempo que você leva tentando se virar sozinha impede que o próximo da fila cumpra sua série. Peça sempre ajuda para um professor.

Outra dica: observe os outros e ignore os outros. Como assim? Observe alguns alunos para ver como malham (especialmente se eles fizerem corretamente). Isso vai te ajudar a aprender os movimentos.

Ignore outros alunos, com quem você possa se comparar. Pessoas demasiadamente saradas e/ou musculosas, com corpos impecáveis. Muitos passam o dobro do tempo que você gasta dentro da academia, outros malham há anos. Se comparar com eles só vai fazer você se sentir frustrada. O melhor é pensar que daqui a alguns meses, você vai ficar igual ou melhor que muitos deles. De certa forma isso é até um incentivo a mais, uma motivação.

Entretanto, seja paciente. Os resultados não aparecem do dia para a noite, por isso, tenha determinação e força de vontade acima de tudo.


Também é preciso ter uma certa etiqueta na academia. Não estacione nos equipamentos, por exemplo. Se a academia está lotada e há filas nas esteiras, corra por, no máximo, 30 minutos.

Respeite o espaço dos outros. Em aulas em grupo, não se posicione bem na frente de outra pessoa. Avalie a sala e escolha um lugar em que você se veja claramente no espelho e que permita que aqueles à sua volta também possam se ver.

Por Jessica Moraes

Comente