Gynastic Ball: 5 exercícios em casa

Gynastic Ball 5 exercícios em casa

Foto/ Divulgação Carci

A falta de atividade física e os chamados males modernos, como o estresse, doenças do coração e a obesidade são frutos da inatividade e prejudicam a saúde. Uma boa forma de evitar estes problemas é investir em alongamento e exercícios.

As bolas são terapêuticas e também se adéquam às necessidades daquelas pessoas que não gostam de ir à academia ou preferem fazer atividades físicas em casa. É possível realizar exercícios de alongamento e relaxamento para adultos e crianças e os resultados obtidos são: o auxílio no equilíbrio corporal e transferência de peso. "O importante é que a atividade seja acompanhada por um fisioterapeuta ou educador físico para evitar lesões ou movimentação inadequada", explica o diretor da empresa Carci, Orlando de Carvalho, que indicou um roteiro de exercícios:

1. COWBOY

Objetivo: aquecimento;

Posição Inicial: sentado sobre a bola;

Movimento: saltar empurrando os pés contra o chão;

Variação: saltar afastando os joelhos e batendo as palmas das mãos acima da cabeça - como no exercício "polichinelo". Saltar por 3 minutos.

2. ELEVADOR

Objetivo: fortalecimento de pernas;

Posição Inicial: em pé com bola apoiada entre a parede e a parte superior da coluna, manter os pés a frente do quadril;

Movimento: flexionar e estender o joelho, sempre mantendo o abdominal contraído;

Realizar 3 séries de 8 repetições cada.

3. ABDOMINAL

Objetivo: fortalecimento dos músculos abdominais inferiores;

Posição Inicial: deitado no chão com a bola entre os joelhos flexionados;

Movimento: trazer a bola em direção ao peito sem tirar a coluna do chão;

Realizar 3 séries de 15 repetições cada.

4. ALONGAMENTO

Posição Inicial: joelhos apoiados no chão e a bola apoiada no lado direito do corpo;

Movimento: apoiar a lateral do quadril sobre a bola, levando a mão direita em direção ao chão, o braço esquerdo permanece esticado acima da cabeça. Manter por 30 segundos e repetir para o outro lado.


5. RELAXAMENTO

Posição Inicial: deitado sobre o chão, pés apoiados na bola;

Movimento: balançar as pernas de um lado para o outro;

Manter por 30 segundos a posição e descansar.

Por Catharina Apolinário

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