Frequência cardíaca de treino

frequencia cardiaca de treino

Você sabe qual a sua frequência cardíaca ideal durante o treino? Cada batida do coração bombeia uma quantidade determinada de sangue para a corrente sanguínea, visando nutrir e oxigenar os músculos. Avalie sua frequencia cardíaca.

Com o hábito de fazer exercícios, você faz com que o seu coração se desenvolva, fique maior e mais forte do que o coração de uma pessoa sedentária. Assim, ele bombeia o sangue com maior eficiência e isso faz com que a sua freqüência cardíaca seja menor para movimentar um mesmo fluxo sanguíneo a cada minuto.

Você passará a correr mais, andar mais, pedalar mais para um mesmo número de batimentos cardíacos. Assim, o seu condicionamento físico irá melhorando. Para saber a faixa ideal de batimento cardíaco, o ideal é fazer um teste de esforço máximo, como o teste ergoespirométrico.

Mas, enquanto não faz o teste, você pode fazer a seguinte fórmula: 220 menos a idade (para homens) e 226 menos a idade (para mulheres). Trabalhe de 60% a 75% deste valor. Esta é uma faixa segura para a maioria das pessoas (a não ser que você tenha problemas de cardiopatias, pressão alta e outros). Neste caso não inicie nenhuma atividade física antes de fazer uma avaliação física.

Tabela de Freqüência Cardíaca Geral Para Homens

frequencia cardiaca de treino

Tabela de Freqüência Cardíaca Geral Para Mulheres

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Se você não fez o teste ergoespirométrico trabalhe dentro desta faixa. Estes números podem ter uma pequena variação. Atletas podem fazer treinos alternando a intensidade utilizando batimentos acima de 85% da F.C. Máxima (sob orientação).


O ideal seria usar um frequencímetro para medir os batimentos cardíacos. Ele é sem dúvida mais seguro e preciso nos resultados. Se você não tem um, controle a freqüência, colocando os dedos indicador e médio (da mão esquerda) no pulso direito. Marque os batimentos durante 10 segundos e multiplique por 6, para ter os batimentos por minuto.

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