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O verão está aí e com certeza você quer estar bem para não fazer feio na praia. Pode ser que você não fique sarada em 3 meses, mas poderá ter alguns resultados positivos, além de sentir um enorme bem estar, se começar a malhar já!

Para quem é sedentário uma das maiores dúvidas é como começar. Nós sempre enfatizamos que um programa completo de exercícios que possa dar os melhores resultados em termos de estética e de condicionamento físico deve conter exercícios aeróbios, com pesos e alongamentos.

Mas toda a pessoa que deseja emagrecer, também almeja diminuir o peso na balança. O que conta aqui é a diminuição do peso, quando o ideal é que você aumente a massa muscular e perca gordura para ter um emagrecimento saudável e um corpo em forma.

Quando sua massa muscular aumenta, ela pesa. Mas por outro lado, quanto maior a % de massa magra, mais acelerado fica o seu metabolismo e você queimará mais facilmente a gordura. Por isso os exercícios com pesos devem fazer parte do seu programa, já que são excelentes para quem deseja emagrecer e ficar sarado.

Mas se você é sedentário e pretende ingressar no mundo dos esportes, vá devagar. Primeiro faça uma avaliação física completa, isto é muito importante, mesmo que você pretenda fazer apenas caminhada.

Exercícios aeróbios:

Sugerimos aos sedentários um programa de 3 meses de exercícios aeróbios (caminhadas, bicicleta, transport e natação) de 5x a 6x por semana de 30 a 60 minutos numa intensidade moderada, de acordo com o seu nível de condicionamento físico, baseado na avaliação feita.

O ideal seria escolher duas atividades diferentes. Ex: caminhadas 3x por semana e bicicleta 3x por semana em dias alternados, somando 6x por semana de exercícios.

Depois destes 3 meses iniciais, você deverá iniciar os exercícios com pesos, 3x por semana. Neste caso você poderá fazer 3x por semana de exercícios com pesos como musculação ou aula de localizada e exercícios aeróbios de 5x a 6x por semana, lembrando sempre dos alongamentos antes e depois dos exercícios.

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