Exercite-se em qualquer lugar

atividade física no dia a dia

Não basta ter vontade em praticar exercícios físicos, mas sim encontrar tempo livre para encaixá-los no cotidiano geralmente atribulado. Mas os exercícios físicos não estão obrigatoriamentente atrelados à academia. Você pode muito bem fazer atividades físicas simples e regulares em momentos rotineiros da sua vida. Que tal seguir estas dicas:

Dentro de casa - Coloque um som agradável ou curta um ambiente silencioso e alongue-se. De manhã é um ótimo período, antes de começar as fazer as tarefas do dia. Nas próprias tarefas de execução dentro de casa como limpeza, fazer almoço, lavar a louça ou estender roupas, por exemplo, se queimam calorias. E o melhor: você se movimenta. O importante é não ficar parada.

No trabalho - No ônibus ou metrô para o trabalho, tente descer uma parada antes e caminhe o resto do percurso. Participe das ginásticas laborais que houver dentro da empresa, participe da equipe de futebol, boliche, e ao invés das paradas no café, procure fazer uma caminhada de dez minutos em volta do quarteirão.

Na rua - Aproveite os centros urbanos e locais comerciais como shoppings, bancos, evitando nesses lugares o uso de elevadores e escadas rolantes. Sempre que for possível opte por escadas comuns, na subida e na descida. Passeie com o cachorro, vá a padaria e lugares próximos da sua casa a pé. Evite usar o carro para caminhadas tão curtas.

No tempo livre - nos momentos de lazer não relaxe! Busque programas animados com a família, como pedalar, correr no parque, fazer um piquenique... ao invés de passar o dia inteiro descansando, programe algumas horas para aproveitar a disposição mexendo o corpo. Vale também brincar com as crianças de pega-pega, pique-esconde ou praticando um esporte, como futebol ou vôlei, por exemplo.


Observação: não se esqueça que em qualquer atividade intensa, o ideal antes de tudo é consultar um profissional para avaliar sua saúde.

Por Jessica Moraes

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