Exercite-se com segurança

Exercitese com segurança

Roupas e acessórios direcionados a atletas amadores e profissionais não são apenas questão de estilo. São equipamentos necessários para melhorar o rendimento físico e até proteger o esportista, evitando lesões. Para acertar o passo na hora da corrida, cheque o certo e o errado no uso de alguns itens.

Camiseta - a básica de algodão não é a mais indicada. As camisetas de tecido tecnológico, feitas com fibras sintéticas, são mais leves e permitem um exercício livre de incômodos com o suor. A transpiração passa para fora do tecido rapidamente, mantendo o corpo seco.

Correr só de top é perigoso no sol, porque expõe demais a pele. E, quando o clima está ameno, o problema é perder calor e acabar com gripe. Mas, se você quer arriscar, lembre-se de espalhar protetor solar nas costas, nos ombros e na barriga, além de aquecer bem o corpo antes de tirar a camiseta.

Meia - o uso de meião estilo futebol não é adequado para a corrida, porque esquenta demais as pernas e dificulta a transpiração. Já as meias de compressão ajudam a circulação do sangue nas pernas. A meia ideal precisa deixar o pé confortável e evitar que ele sue demais ou fique esbarrando direto no tênis, o que provoca calos ou bolhas.

Calçado - Correr descalço em qualquer tipo de piso ou sem ter treinado para isso pode provocar lesões. Correr com calçados que não aguentam o impacto da pisada na corrida também aumenta os riscos de lesões.

Existem tênis especialmente feitos para o uso sem meia. Com exceção desses casos, a meia é fundamental para estabilizar os pés no tênis e evitar o aparecimento de bolhas. No entanto, correr com meia, além de ajudar na prevenção do chulé, impede que o pé derrape dentro do tênis e protege as unhas contra o atrito na ponta do calçado.

Boné - um boné com aba muito baixa atrapalha a visão acaba obrigando você a correr com a coluna flexionada para conseguir olhar para frente. Isso pode provocar uma sobrecarga nas vértebras e causar dores. Bonés com tecidos muito quentes também impedem a transpiração na cabeça e podem esquentar muito a cabeça. Prefira bonés de tecidos leves e que permitam fácil ajuste para uma visão adequada, favorecendo também a transpiração. Modelos em rede ou uma viseira são as melhores opções.


Objetos - Correr com o aparelho de música, celular ou a garrafa de água atrapalha o movimento dos braços. O peso da garrafinha de água, por exemplo, pode prejudicar a postura ou pender o corpo mais para um lado. Dê um jeito de prendê-la ao corpo - nunca cheia demais, para não pesar e causar incômodo, mas não dispense o hábito de beber água, que é essencial para hidratação.

Por Jessica Moraes

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