Exercícios para conseguir uma barriga de tanquinho!

Exercícios para conseguir uma barriga de tanquinho

Elevação das pernas (infra-abdominal) - Repita a sequência três vezes. A recuperação deve ser de dez minutos de esteira, bike ou elíptico, em intensidade moderada, mais o alongamento final, que deve ser intenso e prolongado. Foto: divulgação

Barriga de tanquinho é o sonho de muita gente, ainda mais com o verão se aproximando. Se você é uma dessas pessoas, vale lembrar que é possível, mas para isso é necessário ter muita vontade e disciplina para levar adiante um completo programa de atividades. De acordo com o personal trainer Givanildo Holanda Matias, diretor da Test Trainer, os resultados dependem de um conjunto de hábitos de vida que incluem alimentação balanceada, boa qualidade do sono e a frequente realização de variados exercícios físicos.

Para "perder a barriga", ou seja, reduzir a gordura corporal - tanto localizada como geral - o grande fator contributivo e indispensável é a atividade aeróbia, compreendida por corrida, caminhada, bicicleta, natação, elípticos (aparelhos que dão a sensação de flutuação e têm menos impacto), boxe, ginástica de academia, jump, aerobox ou jogos de equipe. "Para ter a barriguinha bonita esteticamente falando, o indivíduo precisa combinar baixo nível de gordura corporal com fortalecimento da musculatura abdominal; não adianta ter só um ou outro", esclarece.

Segundo Givanildo, uma das melhores maneiras de combinar tudo isso e otimizar resultados é o circuito, constituído de alternativas que intercalam trabalhos aeróbio e muscular. Realizam-se duas ou três modalidades de exercícios musculares - em séries de 15 a 25 repetições - intercaladas pela chamada pausa ativa, composta por exercícios aeróbios. "O treino é mais dinâmico e motivante, além de resultar num gasto energético muito maior. Também fica mais eficiente o trabalho de definição e fortalecimento muscular, que deve ter ênfase sobre exercícios abdominais".

Givanildo criou uma sugestão de circuito de uma hora intercalando aeróbios com exercícios para grupos musculares dos membros superiores e inferiores, além do tronco (peitoral e quadril). Para estas séries, é preciso apenas um colchonete e pesos livres. Confira os exercícios na galeria abaixo:

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Vale lembrar que para a prática de exercícios físicos é sempre importante contar com a ajuda de profissionais!

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