Exercícios na água: novidades nas academias

Exercícios na água

Aqua Yoga. Foto: Reprodução/ Free Man Medical Clinic

Com esse calorão fica difícil criar coragem para suar na academia, não é mesmo? Sem falar que com o clima mais abafado e a necessidade de hidratação constante, que muitas vezes esquecemos, corre-se o risco de passar mal.

Mas como só existe alternativa para quem procura, encontramos uma solução para você: já pensou em se exercitar dentro d’água? Esqueça a velha natação de sempre. Existem diversos exercícios na água mais divertidos e eficazes que podem ser feitos no ambiente fresquinho da piscina.

Conversando com profissionais das academias EcoFit e Cia. Athetica descobrimos algumas novidades. Enquanto a EcoFit disponibiliza a Aqua Yoga e a Multinatação, a Cia. Athetica trouxe três exercícios - Condicionamento Aquático, Triathlon e SUP.

Veja mais detalhes de cada uma delas:

Condicionamento aquático

Exercícios na água

Foto: Divulgação

O que é?

Esse exercício é praticado por meio de combinações de movimentos aeróbicos e de condicionamento muscular alternadamente, que duram de 3 a 5 minutos cada. Esses ciclos são seguidos por uma estação de treinamento de força, que dura de 1 a 2 minutos. Nesse circuito pode ser utilizado o método de auto-orientação ou circuito guiado pelo instrutor.

Quais os benefícios?

Promove melhora da composição corporal, da flexibilidade, do retorno venoso, da capacidade funcional, da consciência corporal e do equilíbrio. Proporciona amplitude dos movimentos e aumenta a força, a resistência muscular e a circulação periférica. Além de causar relaxamento muscular geral com condicionamento excelente, aumentando a autoestima.

Existem riscos?

Desde que se inicie a prática com exercícios de intensidade mais branda e se evolua, progressivamente, aos mais pesados e com maior tempo de duração, os riscos de lesão são baixíssimos.

Stand Up Paddle (SUP)

Exercícios na água

Foto: Reprodução/ Caroline Ruschel

O que é?

O Stand Up Paddle, conhecido como SUP, utiliza uma prancha de surf e um remo para a prática. As aulas são realizadas na piscina e os alunos aprendem os fundamentos da prática.

Quais os benefícios?

É excelente para quem busca condicionamento físico, fortalecimento dos membros superiores e inferiores e abdome. Melhora o equilíbrio, a concentração e a consciência corporal.

Aqua Yoga

Exercícios na água

Foto: Reprodução/ Yoga trail

O que é?

É basicamente uma aula de Yoga de solo, mas em ambiente aquático com direcionamento da professora que fica fora da piscina. É ideal para pessoas de mais idade, com sobrepeso ou para quem tem condições crônicas.

As aulas têm duração de 45 minutos, com gasto aproximado de 200 calorias.

Quais os benefícios?

Por "reduzir" o peso da pessoa, a água proporciona menor impacto nas articulações, dá suporte ao corpo em todas as direções e torna as posturas muito mais fáceis de serem realizadas. Aumenta a força e o equilíbrio, relaxa os músculos e amplia a capacidade de movimentação. Além de trazer melhor conhecimento e compreensão corporal, melhorar a flexibilidade e a capacidade cardiorrespiratória.

Multinatação

Exercícios na água

Foto: Reprodução/ Melhor Amiga

O que é?

Essa é uma aula de natação com exercícios funcionais, de equilíbrio, explosão e força. É realizada com a utilização de diversos materiais, como nadadeiras, luvas, palmares, minicama elástica, camiseta e outros objetos com o objetivo de aumentar a intensidade do treino. A sessão de exercícios dentro e fora da água dura 45 minutos e queima, aproximadamente, 450 calorias.

Quais os benefícios?

A modalidade trabalha a musculatura do corpo inteiro, melhora o condicionamento físico como um todo, desenvolve a coordenação e o equilíbrio, além de melhorar a resistência cardiorrespiratória e corrigir a postura.

* Serviço: Academias EcoFit e Cia. Athetica.

Por Juliany Bernardo (MBPress)

Comente