Exercícios de pilates para aliviar a cólica

Fisioterapeuta lista 5 exercícios de Pilates que auxiliam nas cólicas menstruais
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Cerca de 65% das mulheres brasileiras sofrem com cólicas a cada menstruação, segundo dados da pesquisa Disab (Dismenorreia e Absenteísmo no Brasil). As dores são causadas por diversas causas - mecânicas, hormonais e viscerais, sendo a mais comum delas o aumento na liberação de prostaglandina, substância que contrai o útero afim de eliminar o endométrio em forma de sangramento. 

O Pilates pode ajudar a amenizar essas dores uma vez que geralmente, as mulheres costumam sentir desconfortos nas costas e nas pernas, além de diversos outros problemas, como por exemplo: enjoos, queda de pressão, calafrios e dores de cabeça.

Muitas pessoas não gostam de optar por remédios e, por isso, procuram soluções alternativas para combater a dor, sendo o Pilates uma das melhores opções para amenizar este problema. Pensando nisso, a Fisioterapeuta, instrutora de Pilates e criadora do espaço Vida Ativa, Gabriela Fendi, listou alguns exercícios que podem ajudar as mulheres, amenizando esses sintomas e dando suporte às vísceras e estruturas nesta e em demais regiões envolvidas com o problema. 

1 - Ponte com extensão de joelhos na bola

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O objetivo desse exercício é dar mobilidade e equilíbrio para a coluna vertebral, fortalecer os glúteos, musculatura de região posterior de coxa e abdômen, que entram como estabilizadores do movimento. “O cuidado deste exercício se deve em procurar não movimentar a bola, contraindo bem a região do core e também deixar a coluna bem alinhada” explica a especialista.

Passo 1: Deitada de barriga para cima, fique com as mãos e braços ao longo do corpo, pernas estendidas e calcanhares e panturrilhas apoiados na bola;

Passo 2: Contraia os músculos abdominais e glúteos e manter um bom contato das mãos no solo;

Passo 3: Eleve o quadril do solo até chegar à prancha, tirando vértebra por vértebra do solo;

Passo 4: Volte à posição inicial, apoiando vértebra por vértebra no solo; 

2 - Gato

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O foco dessa atividade é mobilizar a coluna torácica e estabilizar o abdômen e os cuidados com essa modalidade são essências. “A principal atenção neste exercício é o alinhamento postural e a concentração para realizar o passo-a-passo do exercício corretamente, evitando sobrecargas na coluna e problemas futuros” Alerta a Fisioterapeuta

Passo 1: Fique de quatro apoios no solo, com braços extendidos e apoio sobre as maos e joelhos;

Passo 2: Realize uma curvatura com sua coluna, levando o ápice das costas para o teto e o queixo para o peito, bem como contraia os glúteos;

Passo 3: Retorne à posição inicial;

Passo 4: Realize o inverso, estendendo a coluna - leve o peito em direção ao solo, e o olhar em direção a parede, realizando uma curvatura contrária à primeira;

Passo 5: Retorne novamente a posição inicial.  

3 – Sitting UP

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O foco deste exercício está na contração e fortalecimento abdominal, e pode ser realizado em diferentes equipamentos. Deve-se tomar o cuidado com a coluna lombar durante o movimento, devendo ser evitado por pessoas que já possuam dores nas costas.

Passo 1: Deitada com os braços e pernas estendidos ao longo do corpo;

Passo 2: Elevar os braços acima da cabeça;

Passo 3: Levá-los em direção aos pés buscando a posição sentada, alinhando bem a coluna ao final do movimento;

Passo 4: Deitar novamente, retornando à posição inicial.

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