Exercícios com elástico e bastão para fazer em casa

Exercícios com elástico e bastão

Foto: Divulgação Polimet/Domyos

Por conta da falta de tempo e até mesmo pela comodidade, há muita gente que trocou o som alto e a movimentação das academias pelo conforto do lar. Alguns acessórios são fáceis de serem encontrados em boas lojas de esporte e, se os exercícios forem feitos com cuidado e orientação necessárias, os resultados são promissores.

O personal Test Trainer, Anderson Silva conta que os benefícios proporcionados pelos exercícios realizados com bastão e elástico são praticamente os mesmos obtidos com equipamentos convencionais encontrados em academias. "Portanto, podem trazer melhorias na força muscular, condicionamento cardiorrespiratório, coordenação motora e flexibilidade, ajudando também a reduzir os níveis de estresse, melhorando o sono e evitando a obesidade", explica.

O elástico pode trabalhar o corpo como um todo, tanto membros superiores e inferiores e abdômen, enquanto os bastões podem ser utilizados como ponto de apoio, ou até mesmo carga, para trabalhar estes mesmos membros. O personal pede cuidado na hora de obter os acessórios. "O elástico não deve ser substituído, podendo ser encontrado em lojas de acessórios esportivos e é muito barato. Já o bastão pode ser improvisado com um cabo de vassoura."


Antes e depois dos exercícios, não se esqueça de alongar. Esta ação prepara o corpo para e previne câimbras. "Faça alongamentos básicos de três a cinco minutos e um aquecimento de mais cinco minutos de marcha ou caminhada no local. Se tiver uma escada pode subir e descer de um em um degrau durante esse mesmo período", sugere Anderson.

Agora é hora de malhar. Confira o plano básico de exercício com elástico e bastão que o personal montou para iniciantes:

Por Juliana Falcão (MBPress)

Comente