Exercícios com disco flex para fazer em casa

Cuidados com a lombar na prática de exercícios

Foto/ Divulgação Mercur

Praticar exercícios físicos ajuda a fortalecer a musculatura, melhorar a postura e o alongamento. O esporte colabora na diminuição da taxa de mortalidade, pois as pessoas reduzem em cerca de 80% a probabilidade de sofrer com doenças como diabetes, pressãoe as conhecidas dores nas costas. Mas praticar exercícios durante o dia torna-se um grande desafio para boa parte das pessoas.

Se comprometer a realizar os exercícios é cuidar da lombar e evitar dores. Para aqueles que não praticam ou estão iniciando a atividade física é recomendada atenção na execução dos exercícios para não sobrecarregar os músculos da região lombar ou perder o equilíbrio. Alguns acessórios, se usados corretamente, garantem maior equilíbrio e contribuem para amenizar o impacto causado.

A fisioterapeuta Tânia Fleig, do Núcleo de Conhecimento Técnico da Mercur sugere algumas atividades com um disco flex, que podem ser realizadas em casa ou na academia para fortalecer a musculatura e, consequentemente, prevenir lesões relacionadas à perda óssea e à frouxidão dos ligamentos.

1) Agachamento - para fortalecimento de membros inferiores. De pé sobre o Disco Flex, mantenha a coluna ereta enquanto dobra os joelhos até formar um ângulo de 90 graus na posição agachado e retorno à posição inicial.

2) Agachamento Unilateral - para fortalecimento de membros inferiores. De pé, com uma das pernas à frente, pisando sobre o Disco Flex, abaixe e levante sem que o joelho da perna de trás encoste no chão e o joelho da perna da frente ultrapasse a linha do pé.

3) Flexão de Braços - para fortalecimento de membros superiores. Com os pés apoiados no chão e as mãos apoiadas no Disco Flex, realize lentamente movimentos de dobrar e esticar os cotovelos, sustentando o peso do corpo, sem que o quadril encoste no chão.

4) Apoio Feminino - para fortalecimento de membros superiores e peitoral. Com os joelhos apoiados no solo e as palmas das mãos apoiadas no Disco Flex, realize lentamente o movimento de dobrar e esticar os cotovelos, sustentando o peso do corpo e mantendo a coluna reta.

5) Abdominal Superior - para fortalecimento do abdômen. Sentado sobre o Disco Flex, com os pés apoiados no chão e braços sobre o peito, estenda o tronco em direção ao solo soltando o ar enquanto realiza o movimento. Dica: mantenha os pés apoiados no solo e a cabeça posicionada com o olhar na direção horizontal.


Dores na região lombar

A Organização Mundial da Saúde (OMS) apresentou estudo apontando que 80% da população em todo o mundo já apresentaram uma ou mais crises de lombalgia, ou seja, problemas na região lombar. Os maiores problemas estão relacionados a postura, apesar das causas serem variadas.

Por Catharina Apolinário

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