Evite lesões nas atividades físicas em condomínios

Educadores Físicos em condomínios segurança no esp

A atividade física no condomínio reúne diversas atividades. Crianças, jovens, adultos, melhor idade e grupos especiais como hipertensos, obesos, diabéticos, osteoporóticos, todos buscam o espaço na academia do condomínio e nas áreas de lazer em busca de uma vida mais saudável. Mas alguns cuidados devem ser tomados. A contratação de um personal trainer ou professor para trabalhar com um determinado grupo pode ser opção para evitar lesões e garantir acompanhamento.

O educador físico Henry Pimenta Rodrigues afirma que o maior fator de risco em um treinamento por conta própria são as lesões e explica que deve haver um procedimento de avaliação física antes de iniciar as atividades esportivas. "Primeiramente o aluno deve procurar um médico para fazer todos os exames clínicos e físicos, liberado pelo médico o aluno está apto a fazer atividade física,"explicou.

Para o professor de educação física o segundo passo deve ser buscar o auxílio de um profissional. "Deve-se procurar o auxílio de um profissional de educação física nas atividades para evitar lesões, levando em consideração a forma de execução dos exercícios para que estes sejam realizadas corretamente sem colocar a estrutura corporal em risco, assim como orientar quanto à sobrecarga de treino, tempo de repetição e séries utilizadas em cada aula. Não esquecendo seu objetivo," lembrou.

Rodrigues lembra a importância do profissional de educação física nos espaços de condomínio e no acompanhamento das práticas esportivas. "A importância do profissional de educação física é extrema nesta área, pois ele é o único profissional habilitado e que tem conhecimento para ministrar a prática da atividade física e do esporte com segurança e coerência na busca dos objetivos procurados pelo praticante," ressaltou.

O profissional lembra ainda que exercícios realizados de forma incorreta podem acarretar problemas ao invés de melhorias na qualidade de vida. "Exercícios feitos incorretamente trazem riscos de lesões, fraturas, distúrbios hormonais e mudanças no humor. É importante saber que o aluno não orientado, pela ausência de conhecimento fisiológico e anatômico no exercício, pode ser levado à exaustão, inclusive com risco de morte por carga excessiva no sistema cardíaco e respiratório. Portanto, procure sempre um profissional qualificado nas suas atividades físicas," alertou o professor.

Um mercado em expansão

A realização de atividades físicas em condomínios agrega conforto e segurança, além de melhorar a saúde e qualidade de vida das pessoas. Também promove integração entre os moradores, dá oportunidade de utilizar o tempo ocioso com atividades que visam o bem estar e o convívio social, estimula, motiva e propicia uma nova maneira de agir e lidar com a saúde corporal e contribui para a formação de uma identidade corporal e social que forneça o equilíbrio mental.

Desta forma, tanto a garotada quanto os adultos podem praticar esportes no local onde residem. Porém, o auxilio de profissionais especializados e a companhia dos colegas e vizinhos do condomínio são ferramenta para motivação. A contratação de um profissional de educação física por um grupo reduz custos aos moradores e garante acomapnhamento profissional.


Muitas academias já perceberam esse nicho de mercado e oferecem profissionais para estes espaços coletivos. Outra opção é a contratação de um personal trainer. A academia BMQ Sports, por exemplo, já tem um serviço de atendimento a condomínios. A academia disponibiliza ao mercado esportivo infantil e adulto um diferencial para quem busca praticidade e qualidade de vida apostando na oferta de atividades em condomínios relacionadas ao mundo do esporte, para pessoas de todas as idades. As programações variam de acordo com a infraestrutura de cada local e as academias oferecem inclusive consultoria para compra de equipamentos e adequação de espaços.

Por Catharina Apolinário

Comente

Assuntos relacionados: atividade física bem estar profissional