Evite lesões

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Lesões  atividade física

É importante fazer um aquecimento e um bom alongamento antes de praticar qualquer atividade física. Depois do exercício feito, é necessário fazer tudo de novo. Isto evita muitas lesões, principalmente as mais comuns que são aquelas onde há o rompimento de algumas fibras musculares, mas não a lesão total ou completa do músculo.

O aquecimento e o alongamento dão tempo para que a pessoa se adapte do repouso à atividade intensa. Sem eles, os músculos podem ser exigidos bruscamente resultando nas tais lesões. Os motivos são variados: desde a falta de aquecimento até o despreparo de condicionamento da pessoa.

O perigo é mais eminente para aquelas pessoas que não se exercitam regularmente, principalmente para os “atletas de fim de semana”, que não apresentam um bom preparo físico, incluindo resistência muscular e flexibilidade.

Muitas pessoas não dão muita importância ao aquecimento e ao alongamento, seja por falta de conhecimento, por falta de tempo ou mesmo por preguiça. Mas, como é melhor prevenir do que remediar, reserve um tempo para estas atividades, evitando grandes males.

Veja abaixo os benefícios do aquecimento e do alongamento.

Aquecimento

• Aumento da mobilidade articular;

• Aumento da temperatura corporal e dos tecidos;

• Aumento do fluxo sanguíneo para os músculos ativos;

• Aumento da freqüência cardíaca que prepara o sistema cardio vascular para o trabalho a ser realizado;

• Aumento da velocidade da liberação de energia no organismo (velocidade metabólica);

• Aumento da troca de oxigênio na hemoglobina;

• Aumento da velocidade dos impulsos nervosos, facilitando os movimentos do corpo;

• Aumento da inervação recíproca (permitindo que o músculo relaxe e contraia com mais rapidez e eficiência);

• Ampliação da capacidade de alongamento do tecido conjuntivo;

• Diminuição da tensão muscular;

• Prepara psicologicamente a pessoa para a atividade.

Alongamento

• Os exercícios de alongamento podem maximizar o aprendizado, a prática e o desempenho de um atleta ou mesmo de um iniciante, em muitos tipos diferentes de movimento;

• Aumento da temperatura;

• Melhora a consciência corporal;

• Reduz o risco de entorse articular ou lesão muscular;

• Reduz a irritabilidade muscular;

• Relaxa a musculatura;

• Torna o músculo mais forte e resistente.

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