Em forma com o elástico

Em forma com o elástico

foto: tribo fitness

O elástico é um ótimo acessório para praticar exercícios físicos. Além de pequeno e fácil de carregar, o elástico é multiuso, permitindo que você trabalhe todos os músculos do corpo, economizando tempo e dinheiro.

Também não requer nenhuma familiaridade com o equipamento, nem grande condicionamento físico. Por isso ele é ideal para quem está apenas começando a malhar, embora também seja próprio para quem também está acostumado com as atividades.

O trabalho com elástico fortalece a musculatura e deixa a silhueta muito mais firme e definida. O empenho é dobrado, pois ao mesmo tempo em que você precisa fazer força para executar o movimento, tem de segurar a volta para não ser puxada pelo acessório. Conheça algum exercícios para fazer com o elástico!

Alongamento - Deitada de barriga para cima, pernas flexionadas e pés apoiados no chão. Eleve uma das pernas e passe o elástico por trás do pé (posicionando-o na metade da planta). Para alongar a região posterior das coxas, puxe o elástico em direção ao peito, mantendo a ponta do pé apontada para baixo. Segure por 30 segundos. Repita do outro lado.

A fundo - Em pé, perna esquerda à frente, pisando sobre o elástico, e direita atrás. Flexione os joelhos a 90 graus, sem deixar o da frente ultrapassar a ponta do pé. Simultaneamente ao agachamento, tracione o elástico trazendo o antebraço em direção ao peito. Troque o lado. Execute duas séries de 15 repetições para cada lado.

Para os braços - Em pé, pernas semi-flexionadas, braços paralelos ao corpo e elástico preso na maçaneta da porta. Posicione-se de lado e flexione o cotovelo a 90 graus e deixe-o fixo próximo à cintura. Faça uma rotação externa do antebraço e retorne, segurando o movimento. Realize duas séries de 20 repetições cada lado.

Agachamento - Em pé, pernas afastadas na largura dos quadris e tronco ligeiramente inclinado à frente. Pise com os dois pés sobre o elástico e traga-o em direção ao peito, flexionando ao mesmo tempo os joelhos, como se fosse sentar em uma cadeira. Cuidado para os joelhos não ultrapassarem a linha da ponta dos pés. Faça duas series de 15 a 20 repetições.

Para obter bons resultados, o treino com o elástico deve ser feito três vezes por semana, em dias alternados, para que nos dias de descanso o músculo se recupere. Você pode optar por trabalhar braços em um dia e pernas no outro ou tudo em um dia só e descansar no outro.

Para um maior efeito, inclua de 20 a 30 minutos de atividade aeróbica (caminhada, corrida, natação), após o fim do treino. Assim o seu corpo continuará gastando calorias e ficará ainda mais enxuto.

Por Jessica Moraes

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