Dorzinha lateral durante os exercícios

Dorzinha lateral durante os exercícios

Foto: Dreamstime

Sabe quando você está andando ou correndo e de repente surge uma dorzinha horrível na lateral da barriga, um pouco acima do quadril? É sobre ela mesmo que nós vamos falar. Não existe nenhum estudo ou pesquisa científica que explique esta sensação, porém, existem várias teorias que desenvolvem os porquês e buscam algumas maneiras de evitá-la.

Com a ajuda da médica do esporte, Ana Lucia de Sá Pinto, descobrimos uma série de medidas que podem causar e amenizar essa dorzinha sem graça, e vamos contar tudo pra você!

De acordo com a Dra. Ana, esta dor é muito comum e geralmente acontece durante os exercícios físicos, mas não está associada a nenhum problema sério de saúde. Veja só os motivos encontrados até hoje:

- Distensão das alças intestinais por acúmulo de gases, que pode ocorrer quando se faz exercícios com a respiração apenas pela boca.

- Ingestão de alimentos mais gordurosos, que demoram mais tempo para fazer a digestão, ou bebidas gaseificadas, antes de fazer o exercício físico.

- Exercícios muito intensos com desvio do fluxo de sangue do sistema digestivo para o músculo.

- Falta de condicionamento físico com início dos exercícios numa intensidade muito alta.

- Não fazer aquecimento antes dos exercícios, já que a prática melhora a distribuição do sangue e diminui o impacto do rápido desvio dele para o músculo.

Interessante, não? Para evitá-la temos as seguintes dicas:

- Não comer alimentos gordurosos ou bebidas gaseificadas antes dos exercícios.

- Aumentar gradativamente a intensidade dos exercícios.

- Manter uma frequência de respiração compassada com entrada do ar (entrando pelo nariz e saindo pelo nariz e boca).

- Manter-se hidratado.

E lembrar que quando a sensação começar a se apresentar, o melhor jeito de amenizá-la é diminuir a intensidade ou até mesmo parar o exercício e controlar a respiração adequadamente.


Todas as pessoas estão propícias a sentirem esta dorzinha, sendo mais comum nos indivíduos que estão iniciando os exercícios físicos e ainda não tomaram os devidos cuidados. Entretanto, não é regra geral a dor estar atrelada aos novatos no exercício: "Mesmo os indivíduos treinados podem sentir essa dor se estiverem se exercitando em uma intensidade muito alta e com a dieta ou hidratação inadequadas", explica a médica.

Por Alessandra Vespa (MBPress)

Comente

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?