Dicas para escolher a academia ideal

Escolha a academia certa

Pensando em tirar aquela promessa do papel e entrar de uma vez na academia? A decisão é o primeiro passo, mas o segundo é escolher direitinho o melhor lugar para malhar. Sim, porque é preciso levar em conta alguns fatores na hora da escolha da academia.

Afinal, a academia ideal é aquela que estimula o iniciante a práticar a atividade física, e não o contrário, fazendo-o desistir depois da primeira aula. Para facilitar na escolha, confira os principais quesitos que devem ser considerados antes de se matricular:

Infra estrutura - A academia ideal precisa contar com boa estrutura e higiene dos vestiários. O banheiro deve estar sempre limpo, com chuveiros em perfeita condição de uso, além de armários disponíveis para todos os matriculados.

A ventilação e a luz também devem ser levadas em conta, pois interferem no desempenho do treino. Além disso, é fundamental contar com equipamentos de qualidade. Faça uma visita à academia para conferir se os estofados, cabos e roldanas estão em perfeito estado e próprios para uso.

A segurança também é importante. Certifique-se de que a academia possui estrutura para casos de acidentes. Verifique se o local possui socorristas para situações de emergência e se existem aparelhos de primeiros-socorros, como gazes e um desfibrilador.

Distância - Esse é um dos primeiros fatores a considerar na hora de escolher a melhor academia. A distância que você terá de percorrer até ela. O ideal é que ela não esteja a mais de 20 ou 25 minutos da sua casa ou local de trabalho. Do contrário, é provável que o aluno deixe de ir por qualquer sinal de dificuldade, como preguiça, chuva ou trânsito.

Valores - É necessário saber se o programa cabe no seu orçamento. Você pode conseguir descontos ao fazer planos mais longos, além de criar uma fidelidade com a academia.

Horários - Estabeleça um horário para treinar que concilie com os horários de de sua vida pessoal. Caso a agenda seja lotada, procure uma academia que fique o maior tempo possível aberta para conseguir encaixar o treino ao tempo livre do seu dia.

Atividades - Quem procura uma academia geralmente procura fazer musculação, mas nada impede de você pesquisar outras aulas, e quem combinem mais com você: dança, luta, yoga, hidroginástica, pilates. Ter uma boa variedade de modalidades na sua academia é mais um fator motivacional para você continuar freqüentando o lugar.


Bons profissionais - A relação entre professor e aluno é outro fator fundamental para o bom andamento do treino, e para o interesse do aluno em ir à academia, já que fará com que o atleta iniciante fique à vontade para esclarecer dúvidas sobre treinos, horário de aulas e obter os resultados desejados.

Por Jessica Moraes

Comente