Dicas de respiração para praticantes de corrida

Dicas de respiração para praticantes de corrida

Aos corredores profissionais, amadores ou até iniciantes é fundamental saber da importância da respiração. No intuito de facilitar os movimentos é normal prender a respiração quando nos deparamos com um grande esforço físico. Esse erro muito comum pode facilmente ocasionar alterações na pressão arterial, romper os vasos sanguíneos, causar tonturas e até desmaios.

Durante um treino de corrida, por exemplo, a oxigenação é responsável por abastecer as células e produzir a energia básica para manter o organismo em constante atividade.

O profissional de educação física, Marcelo Rodrigo, da Academia Smart Fit/São Paulo, explica que é preciso desenvolver ao longo do tempo a habilidade de controlar a respiração, isto é, administrar a quantidade e a intensidade de inspirações e expirações durante a atividade física.

"A primeira dica é respirar livremente, de acordo com a intensidade da atividade, e seguindo a antiga recomendação, inspirar pelo nariz e expirar pela boca", afirma.

Um sinal que está respirando de forma errada é o incômodo na lateral da barriga ao começar uma atividade. "Com uma respiração adequada, os músculos receberão a quantidade ideal de oxigênio, aumentando o desempenho e diminuindo as dores musculares pós-treino", conclui Marcelo.

Por Jessica Moraes

Comente