Dicas de alongamento

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dicas de alongamento

Alongamentos são importantes para aumentar a flexibilidade e prevenir as lesões musculares. Eles estiram as fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento. Mas engana-se quem pensa que esses exercícios devem ser feitos apenas como aquecimento antes de atividades físicas. Na verdade alongar-se deve ser um hábito praticado a qualquer momento, de preferência quando se sente qualquer tensão muscular.

O alongamento é indicado para diversas situações: posturas inadequadas, estresse, sobrecarga de trabalho e vida sedentária. Com os músculos tensos, não há uma amplitude saudável dos movimentos corporais nem uma boa circulação sanguínea. Isso pode causar desconforto e até dores físicas.

Mas para alongar-se é bom ficar atenta. Existe uma maneira correta de fazer isso, pois movimentos incertos podem até fazer mal. Alongue-se até onde seu corpo permite, se por acaso sentir dores intensas pelo esforço, relaxe para evitar micro-lesões. É ideal respeitar seus próprios limites. Em cada articulação trabalhada, mantenha o alongamento de trinta a sessenta segundos e evite balançar-se na execução.


Além da elasticidade que o alongamento promove ao ser feito com frequência, a prática deixa os movimentos mais leves, proporciona uma maior consciência corporal, relaxa o corpo e a mente, alivia as tensões e ativa a circulação.

Veja a seguir um vídeo com dicas para um alongamento antes de correr.

Por Jessica Moraes

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