De sedentário a atleta em cinco passos

de sedentário a atleta em cinco passos

Leo Babauta, autor do site Zen Habits, traz dicas a partir de sua própria experiência como corredor intermediário, para quem não está acostumado a correr começar a praticar agora. A proposta é que os exercícios ocorram de forma gradual, sem ultrapassar os limites do próprio corpo. Antes de mais nada, ele recomenda fazer uma avaliação médica, para saber se você não tem problemas cardíacos, já que a corrida não é recomendada para todos.

Algumas das razões para correr segundo ele: você vai comer melhor, querer parar de fumar e ficar sozinho consigo mesmo mais tempo, além de aumentar sua sensação de bem estar e saúde. Largue agora o sedentarismo!

Passo 1: Comece a andar apenas três vezes na primeira semana e quatro vezes na segunda. A primeira semana, você só precisa fazer de 20 a 25 minutos. Aumente para 25 a 30 minutos na segunda semana. Depois disso, você pode mudar para a próxima etapa, mas se você gostaria de ficar nesta etapa por uma semana ou duas mais, tudo bem.

Passo 2: Nesta etapa, você vai continuar a exercer a caminhada quatro vezes por semana. Faça um aquecimento com uma caminhada de dez minutos. Em seguida, corra levemente durante um minuto (ou 30 segundos se lhe parece muito difícil), depois caminhe por 2 minutos. Repita esses intervalos de 10 a15 minutos e depois faça uma caminhada de 10 minutos para esfriar. Faça este passo por duas semanas ou mais, se você gostar.

Passo 3: Quanto mais você se sentir confortável em executar esses exercícios e praticar vários intervalos, mais você está pronto para começar a correr um pouco mais. Continue o exercício caminhada/corrida quatro vezes por semana. Aumente a sua execução de corrida para 1 minuto e 30 segundos, por 15 minutos de exercício intercalado. Faça isso duas vezes ou mais e depois aumente executando a corrida em dois minutos. Depois aumente para dois minutos e meio. Se algum desses aumentos for muito difícil para você, sinta-se livre para ir um passo para trás até que você se sinta confortável e preparado. Não se apresse. Você deve permanecer nesta etapa por duas, três semanas ou mais.

Passo 4: Depois de ter finalizado a etapa anterior, você está basicamente apto para corridas de curta distância. Comprometa-se a fazer pelo menos nove treinos do passo 3 ... depois disso, fica mais fácil.


Passo 5: Tente alcançar novos níveis. Mas antes, comemore! Agora você é um corredor. Você pode estar andando um pouco durante as corridas, mas não há nada errado com isso. Alguns corredores foram conhecidos por fazer uma maratona com quebras de caminhada, correndo 10 minutos e andando um minuto. Isso é completamente normal. Além de saudável, você já pode se considerar um ótimo corredor.

Por Jessica Moraes

Comente