Curso de mergulho

Curso de mergulho

Enquanto os dias quentes seguem, nada melhor do que praticar atividades na piscina. E porque não trocar a simples natação por um curso de mergulho? Assim pode ser uma boa desculpa para você ir mais à praia ou viajar aos finais de semana pelo nosso litoral.

O primeiro passo para quem quer aprender a mergulhar é escolher uma boa escola, são centenas espalhadas por todo o país. Lembre-se: nada de aprender com aquele seu amigo que pratica há anos. Saber e ensinar são coisas bem diferentes. Comece pelo curso básico ou para iniciantes.

"Para se matricular é necessário ter no mínimo 10 anos de idade, algumas escolas exigem 12 anos, e saber nadar", alerta Elenice Azevedo, gerente da Narwhal, unidade do Brooklin, em São Paulo. Há instituições com profissionais capacitados para dar assistência para portadores de mobilidade reduzida.

O preço total pode variar, mas custa em média R$ 1 mil. O aluno vai precisar de cilindro de ar, colete, regulador, roupa, cinto de lastro, computador de mergulho e material didático, estes geralmente são fornecidos pela escola. Também haverá necessidade de máscara com snorkel (aparelho que permite que a pessoa respire mesmo estando debaixo d’água) e nadadeiras.

Além das aulas teóricas realizadas em salas, há as práticas exercitadas em piscinas. Algumas escolas, como a Narwhal, oferecem piscinas cobertas e de água quente. "Faz parte do curso o check out, nome dado à prova de finalização do curso, realizada no mar. Quando aprovado, o aluno recebe um certificado", afirma Elenice.


Na escola localizada no Brooklin, em São Paulo, o curso dura quatro dias. No final de semana as aulas são ministradas na escola, no sábado o foco é teórico e no domingo acontece a prática na piscina. Depois disso o aluno pode agendar o check out, também conhecido como batismo. A avaliação é feita no segundo final de semana, no litoral.

"Para a o check-out é necessário a apresentação de um atestado médico confirmando a habilitação do aluno. Na Narwhal, você pode escolher qualquer data para a aula de mar, em Ilhabela", conta a gerente.

Por Bianca de Souza (MBPress)

Comente