Corridas de rua - inscrições abertas para várias maratonas!

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Foto: SXC

A corrida de rua ou "corrida rústica", como era conhecida há anos atrás, é uma modalidade esportiva realizada em ruas pavimentadas das cidades. Atualmente esse esporte se expandiu e aderiu adeptos de todo mundo, principalmente porque não existem restrições para praticar a modalidade.

O cuidado que o corredor precisa tomar é com a alimentação. "É necessário estar alimentado antes da atividade física. Consumir comidas leves, porém ricas em nutrientes essenciais. E sempre estar hidratado antes, durante e após a atividade", explica o professor Marco Piazza, da Academia Fit Premium.

Existem inúmeros benefícios que o corredor pode adquirir praticando essa modalidade. "Melhora a pressão arterial, produz endorfina no corpo, trazendo sensação de bem-estar, aumenta a disposição no dia a dia e auxilia na prevenir doenças", enumera Piazza.

"Com a corrida de rua também é possível emagrecer, pois exige um trabalho corporal no qual o organismo busca despender todas as energias para a atividade. Com isso gera um grande gasto calórico", completa.

Rachel Belle, 26 anos, começou a correr por incentivo de uma amiga, que corria em maratonas há quatro anos. "Nunca fui muita adepta de musculação e aulas de ginásticas. Participar de corridas parecia uma ótima oportunidade de praticar outro tipo de exercício físico que não fosse dentro de academias", disse.

Desde então ela não parou mais. No início, realizava apenas corridas de curta distância como as de 5km. Depois de dois meses já estava correndo 10km. "Agora, minha meta é correr a meia maratona que são 21km. Quem sabe um dia eu não chegue a fazer os 52km, a tão sonhada maratona", contou entusiasmada.

Para o professor de educação física Marco Piazza a grande vantagem desse esporte é que não são necessários muitos equipamentos. "Basta possuir um par de tênis, colocar uma roupa leve e procurar um lugar seguro para treinar". Dependendo do objetivo da pessoa, dois ou três dias de treinos por semana surtem um grande efeito. "As pessoas não sabem quais são os limites do seu corpo. Após três semanas de treinos, o corredor torna-se cada vez mais rápido. Atividades complementares como musculação, yoga e pilates também ajudam no desenvolvimento da corrida", acrescenta.

Se você também quer aderir a essa moda, procure um preparador físico especialista para lhe ajudar. Inicie os treinos com intervalos, pois você é iniciante e não vai adiantar correr um longo período continuamente, pois poderá sofrer um desgaste físico. Os cuidados com a alimentação também devem ser diariamente. E não se esqueça de visitar o médico para avaliar suas condições físicas antes de participar de uma ‘meia maratona’, ‘maratona’, ou outra corrida de rua.

E prepare-se! Algumas corridas já estão com inscrições abertas e podem ser feitas através do site do evento.

Inscrições:

- Maratona do Rio de Janeiro (até o dia 31 deste mês)

- Circuito das Praias - Etapa Mongaguá-SP (até 22/02/2012)


- Gatorade Biathlon Series - Etapa Jacareí - SP (até 06/03/2012)

- Meia Maratona Corville - SC 2012 (até 07/03/2012)

- Meia Maratona Internacional de Florianópolis 2012 (até 21/03/2012)

- Meia Maratona Internacional de São Paulo (até 02/04/2012)

- Patagonia Run na Argentina (até 11/04/2012)

Por Stefane Braga (MBPress)

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