Corrida - por que sentimos fisgadas no abdômen?

dor transitória abdominal lateral

Quem pratica atividade física como correr, por exemplo, já sentiu ao menos uma vez aquela fisgada na parte lateral do abdômen. Não se sabe ao certo sua causa, mas um estudo da Universidade australiana de Avondale publicado na revista Women´s Health sugere que seja problema de má postura.

Segundo o autor do estudo, Darren Morton, a corcunda comprime os nervos da espinha e abdômen, tornando-os mais sensíveis.

Essa dor também é conhecida como "dor transitória abdominal lateral" (ETAP, na sigla em inglês), que é associada ao exercício. A dor costuma atingir sempre no mesmo lugar, geralmente no lado direito do abdomen médio, abaixo das costelas.

Outra possível causa da dor é um treinamento inadequado. Então fique atento à sua respiração, siga as recomendações de um nutricionista e mantenha uma dieta balanceada. Beba bastante água antes, durante e depois dos exercícios e faça um acompanhamento médico regularmente.

Se possível, procure um fisioterapeuta para manutenção preventiva da coluna e dos músculos. É possível entrar no eixo com alongamentos, RPG ou Pilates, por exemplo. Técnicas simples em casa também podem ser feitas com alongamentos que alinham a coluna.

Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: saúde atividade física corrida abdômen