Core training

Saiba mais sobre o Core Training

O Core representa um complexo formado pelas regiões abdominal, lombar e de quadril. Ele é tido como o centro de força do corpo humano e considerado como área de fundamental importância no treinamento, segundo o educador físico e especialista na área Cauê La Scala Teixeira.

"Alguns autores defendem a ideia de que o fortalecimento dessa região deve preceder o trabalho dos membros superiores e inferiores, pois o core representa a base de suporte para os movimentos eficientes dos membros", explica.

Por essa razão, uma fraca base de suporte prejudicaria os movimentos de braços e pernas.

A novidade nos últimos anos é o treinamento funcional do core, que visa desenvolver e fortificar os músculos dessa região. "O treinamento funcional é uma modalidade que procura assemelhar os exercícios às situações cotidianas e/ou esportivas", diz Teixeira.

De acordo com esse princípio, as adaptações que ocorrem no organismo frente ao exercício são altamente específicas à modalidade esportiva praticada. Isso significa que quem treina ciclismo não melhora o seu desempenho na corrida, por exemplo.

Todas as metodologias de treinamento funcional têm um objetivo comum: o core training. "O treinamento do core é de fundamental importância para o desempenho nas atividades cotidianas", afirma.

As atividades relacionadas ao treinamento funcional e ao core training podem ser aplicadas a qualquer pessoa, independente de sua idade, sexo ou nível de condicionamento físico. No entanto, Teixeira salienta que os exercícios devem ser adaptados às condições atuais de cada pessoa, possibilitando a execução segura e eficiente.


Os benefícios relacionados ao core training são inúmeros, dentre eles a melhora do desempenho nas atividades da vida diária e esportiva, além da diminuição de dores e desconfortos lombares e melhora da postura corporal.

Por Jessica Moraes

Comente