Como fortalecer os músculos do core

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Para quem não sabe, os músculos do core ficam na região central do nosso corpo, sendo responsáveis principalmente pelo equilíbrio e pela postura. São vários pequenos músculos, entre os principais da barriga, bumbum e inferior das costas.

O processo de fortalecimento desses músculos deve ser gradativo, aumentando gradativamente a intensidade dos exercícios e o volume dos treinos. Os exercícios podem ser feitos em casa mesmo, mesmo que você não tenha equipamento.

Você pode começar com uma abdominal tradicional: deitada de barriga para cima e com os joelhos flexionados coloque as mãos na nuca e realize o movimento de flexão de tronco contraindo a musculatura abdominal. Tome cuidado para não forçar muito o pescoço.

Outra dica de exercício é a prancha lateral: permaneça deitada com o tronco na lateral, o cotovelo apoiado no chão e as pernas estendidas. Tire quadril do chão e permaneça por 30 segundos.

Se você tiver aquela bola fitness em cada, dá para fazer também o treino de elevação do quadril: deitada de barriga para cima coloque as duas pernas estendidas sobre a bola e realize o movimento de elevação do quadril. Para iniciantes uma dica é deixar as duas mãos apoiadas no chão para melhorar a estabilidade.

Faça 10- 20 repetições ou 12-20 segundos antes de aumentar a dificuldade. Pode aumentar o grau de dificuldade adicionando carga, realizando o movimento ainda mais lentamente.

Mas antes de tudo consulte seu médico antes de iniciar o seu programa de exercícios, especialmente se está grávida ou de idade superior a 45 anos.


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