Como escolher a melhor atividade física para você

Escolhendo Atividade Física

IStock/oneinchpunch

Não há dúvidas de que para emagrecer e manter uma vida saudável, a atividade física é um dos fatores essenciais para isso. Mas quem quer se livrar do sedentarismo, acaba se deparando com um dilema: qual atividade escolher? Muitos fatores são levados em conta, como idade, disposição, tempo, objetivo, entre outros.

Para saber escolher a atividade física ideal para você, considere os pontos abaixo e parta para a ação!

Sua personalidade - Se você é tímida ou extrovertida, analise as atividades com mais ou menos exposição. A musculação é uma atividade individual, já a aula de ginástica é coletiva e pode haver mais exposição. Pense em como você irá se sentir nesses ambientes.

Seu objetivo - Emagrecer, ganhar massa muscular, melhorar o condicionamento físico... podem ser muitos os objetivos. Mas priorize um deles, o mais importante no momento. É essa atitude que vai aumentar as chances de sucesso ao escolher sua atividade física.

O que você gosta - ninguém consegue praticar por muito tempo uma atividade que não gosta. Dê preferência a atividades que te deixem mais motivada. Se você ainda não sabe qual é, teste várias modalidades. Testando durante um mês cada atividade (musculação, corrida, caminhada, natação, pilates, etc) já será mais do que suficiente para saber se vai gostar ou não dela.

Seu acesso - é preciso ter acesso fácil ao exercício para você se manter nele. Uma academia perto de casa ou do trabalho pode ser uma opção mais prática que correr no parque que fica longe do seu espaço normal de deslocamento, por exemplo.


Seu relógio biológico - Ele deve ser levado em conta no momento de definir o horário do exercício. Algumas pessoas simplesmente não funcionam no período da manhã, outras não têm disposição à noite. Por isso, exercite-se no período do dia você tem mais disposição.

Por Jessica Moraes

Comente