Como é formada a massa corporal?

massa corporal

foto: Shutterstock

Quando alguém vai medir a composição corporal, leva-se em conta que o corpo é "dividido" em dois compartimentos basicamente: um composto de gordura e o outro sem a presença dela. Deste modo, a massa é classificada como massa gorda e massa magra.

"A massa gorda é o que podemos definir como o peso da gordura que possuímos, ou seja, é a massa que queremos perder. Entretanto, ela é importante porque em quantidades ideais ajuda a proteger os órgãos do corpo e, em excesso, é responsável por causar diabetes, hipertensão, aumento do colesterol e problemas cardíacos", diz o médico endocrinologista Mohamad Barakat.

Ainda, segundo o médico, é importante lembrar que essa gordura ajuda na síntese de hormônios, transmissão de impulsos nervosos e reserva de energia.

Já a chamada "massa magra" é composta não apenas por músculos, mas por órgãos vitais, ossos e líquidos corporais também. Quanto maior for a porcentagem dela no corpo, maior e mais rápida a perda calórica acontece. "Quando falamos em ganho de massa magra por meio de exercícios, queremos dizer que aumentaremos a massa muscular, massa óssea e o volume sanguíneo. Geralmente, a população confunde com a massa muscular", ressalta Barakat.

Para aumentar a massa magra a alimentação e a prática de exercícios físicos são essenciais. "Fique atento à equação da diminuição da massa gorda (de forma balanceada) e o aumento da massa magra, para que o corpo fique em um bom estado", finaliza o médico.


Comente

Assuntos relacionados: saúde gordura massa corporal