Como cuidar da roupa de academia

Veja como conservar suas roupas de treino e deixá-las sempre com cara de novas
roupa-treino

Foto - Shutterstock

Você caprichou no treino hoje, correu na esteira, atingiu todos os seus objetivos na academia. Agora é só chegar em casa e tomar um banho. E a roupa, qual o melhor destino para ela? Esperar secar? Lavar assim que chega? Passar? Você sabe o que fazer com a roupa da academia após os exercícios?

É preciso sempre olhar as etiquetas da roupa. Todas as peças contêm uma etiqueta explicativa, com desenhos, que especificam se ela pode ir para a máquina, se precisa ser lavada a mão, se pode secar no varal, na secadora, se pode passar. Respeitar as instruções é essencial para preservar a roupa e mantê-la em boas condições. 

Normalmente, as roupas esportivas são práticas na hora de lavar. Algumas máquinas contam com o ciclo específico para esse tipo de peça, o que já facilita. Mas os especialistas indicam que as roupas usadas na academia sejam lavadas a mão, com sabão neutro e separadas por cor. O certo seria já lavar a roupa assim que se chega em casa. Ou pelo menos deixá-la de molho. 

Com a economia de água e a falta de tempo, você pode pular essa parte e recorrer a outro artifício: espere a roupa secar antes de colocá-la em um cesto. Lembre-se de não misturar cores claras e escuras úmidas, pois as peças podem ser danificadas com a acidez do suor. Após secas, você pode juntar as roupas no cesto ou lavá-las. 

Geralmente as roupas podem ir para a máquina de secar, mas vale conferir na etiqueta. Peças 100% algodão correm o risco de encolher. As roupas com elastano de fibra sintética costumam ser mais resistentes ao calor da secadora. Caso tenha dúvida, deixa a peça secar na sombra. Na hora de passar, também não tem erro. 

As roupas de academia costumam desamassar fácil e não precisarem de grandes cuidados. Ou seja, podem ficar longe do ferro. Mas na dúvida, cheque na etiqueta se a roupa pode ser passada para não danificar o material e poder reutilizar o modelito na próxima vez em que for malhar!


Comente

Assuntos relacionados: roupas esportivas lavar roupas academia