Como combater a TPM com exercícios físicos

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Foto - Shutterstock

Cerca de 80% das mulheres sofrem com os sintomas da TPM. E embora muitas de nós prefira ficar em casa bem quietinha nesse período tão chato do mês, os exercícios físicos são grandes aliados par o desconforto que antecede a menstruação.

De acordo com a professora de educação física da Academia Contours, Juliana Carvalho, os exercícios aeróbicos, alongamentos, além dos localizados para a região pélvica, como os abdominais são os mais indicados. Confira 5 dicas para exercícios durante a TPM.

Aposte no circuito de 30 minutos:

O circuito traz resultados rápidos e eficazes, porque aumenta a circulação linfática, elimina o excesso de líquidos, controla o peso, melhora a postura, alivia as dores, promove uma sensação de bem-estar e tranquilidade, além de ser rápido e seguro.

Invista nos exercícios aeróbicos:

No combate a TPM, dentre os exercícios mais indicados estão os aeróbicos como bike, jump, corda, dança. "Mas, para quem treina constantemente, os exercícios de força, como musculação também podem ser realizados, desde que em baixa intensidade", recomenda a especialista.

Escolha os abdominais:

Para o alívio das cólicas, comuns nesta fase, os exercícios para região pélvica como abdominais, exercícios de contração do períneo e exercícios para região interna de coxas são indicados porque estimulam e facilitam o fluxo menstrual.

Pegue leve:

Nesse período, o ideal é realizar treinos com intensidade mais leve. A TPM não é um bom momento para aumentar intensidade ou carga do treino. Nessa fase, devido a fatores fisiológicos a mulher reduz a capacidade de concentração e aumenta a sensação de fadiga muscular (como se o músculo ficasse mais sensível).

Controle a compulsão por doces:

A compulsão por doces na TPM ocorre pela baixa da serotonina (substância produzida no organismo que traz a sensação de bom humor e felicidade), a mulher sente vontade de comer doces, pois, o açúcar libera endorfinas trazendo bem-estar, por outro lado, facilita a retenção hídrica e o ganho de peso.


Por Vila Mulher

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