Caminhar em manhãs frias pode ajudar a combater a obesidade

Caminhar em manhãs frias pode ajudar a combater di

Foto - Shutterstock

No inverno é bem mais difícil sair daquela sua cama quentinha, principalmente quando a primeira tarefa do dia é fazer exercícios. Mas talvez você se anime mais com essa notícia: caminhar pela manhã justo na estação mais fria do ano pode te ajudar a combater o diabetes e a obesidade, de acordo com um estudo realizado por pesquisadores australianos.

A justificativa é que fazer caminhadas em uma temperatura ambiente de cerca de 19 graus permite que o corpo produza a chamada gordura parda. Esse tipo de gordura ajuda o organismo a queimar energia mais rapidamente, o que por consequência faz com que a pessoa acumule menos gordura branca (que é a que te faz ganhar aqueles quilinhos inconvenientes).

"A gordura branca comum armazena energia, mas quando há muita, pode causar diabetes, hipertensão e uma série de distúrbios no metabolismo", explicou Paul Lee, endocrinologista responsável pela pesquisa, em entrevista à emissora de televisão ABC. "A gordura parda não armazena a energia, a queima, e é por essa razão que os animais que possuem muita gordura parda estão protegidos contra o diabetes, a obesidade e uma série de desordens metabólicas."

Durante a pesquisa foram analisados cinco indivíduos do sexo masculino e com boa saúde, que foram colocados durante quatro meses em um quarto climatizado. Quando a temperatura do local era de 19 graus, foi verificado que a quantidade de células de gordura parta aumentou em 40%, fazendo com que o metabolismo dos voluntários estudados também aumentasse. Em um determinado período da pesquisa, os mesmo indivíduos foram expostos a uma temperatura de 27 graus e foi observada uma reação inversa - a quantidade de gordura parda diminuiu, bem como o seu metabolismo.

O especialista ressaltou que é necessário um treino especial para que o corpo receba os benefícios estudados. Caso contrário, "se uma pessoa for colocada por um curto prazo de tempo em um ambiente frio sem ser aclimado, o corpo trabalhará com mais força, o que potencialmente estimulará o apetite para compensar o estresse produzido pelo frio", disse ele. A ideia é que o seu corpo possa se acostumar com o frio (a recomendação é vestir roupas leves para sentir o frio, com bom senso) para que seja estimulado a produzir a gordura parda.


Por Tissiane Vicentin

Comente

Assuntos relacionados: caminhada