Caminhadas em trilhas naturais

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caminhada trilha

Caminhadas em trilhas naturais em busca de lugares interessantes para conhecer? Isto é o TREKKING, uma das atividades físicas mais praticadas pelos ecoturistas do mundo inteiro.

Na maioria das vezes o ambiente a ser visitado é totalmente selvagem e o acesso com carros não é feito, preservando assim paisagens e modos de vida relativamente intocados.

Você também pode ser um praticante de tal modalidade. Mas para que essa caminhada livre seja feita com segurança, siga algumas dicas básicas:

  • Alongue-se muito bem antes de sair para sua atividade física e alimente-se adequadamente;
  • Jamais faça percursos desse tipo sozinho, mesmo que você tenha conhecimento e experiência no assunto. Acidentes podem acontecer;
  • Caminhe com equilíbrio, passadas regulares e num ritmo adequado ao seu condicionamento físico;
  • Praticando a caminhada com um grupo, ande sempre em fila indiana, evitando assim que os caminhos já feitos se alarguem e causem danos ao meio ambiente no decorrer do tempo;
  • Mantenha certa distância do companheiro à sua frente, assim os que estão na fila terão sempre a sensação de descoberta;
  • Sempre caminhe olhando para frente, pois dessa forma consegue-se avaliar melhor o terreno;
  • Um bom ritmo para a caminhada é aquele que lhe permite conversar durante o trajeto. Tenha sempre em mente que você não está numa competição, então não se exceda;
  • Nas subidas mantenha o ritmo, mas reduza o tamanho das passadas;
  • Ao menor sinal de queimação ou atrito nos pés, pare imediatamente e verifique-os, pois este é o primeiro sinal de bolhas. Uma opção para evitar isso é passar vaselina nos lugares de contato intenso;
  • Escolha bem seu calçado, amaciando-o antes. Meias grossas de lã acolchoam e isolam os pés tanto do solo escaldante quanto do congelante. Meias finas absorvem o suor, você pode então usá-las por cima das grossas para que durem mais;
  • Descanse entre 10 a 15 minutos a cada hora de caminhada, recuperando o fôlego e recompondo o equilíbrio mental;
  • Use sempre roupas confortáveis com tecidos que facilitem a dissipação do suor mais rápido. Opte por camisetas de manga longa para que haja maior proteção em relação ao clima;
  • Leve: óculos de sol, boné, protetor solar e repelente contra insetos;
  • Quanto a sua mochila, a regra geral de peso máximo é de 10% do seu peso corporal. Lembre-se de que 1 kg "pesa muito" depois de algumas horas caminhando.
  • Leve sempre frutas, barras energéticas, bebidas isotônicas, água e não esqueça de um casaco impermeável;
  • Deixe sempre as mãos totalmente livres para qualquer eventualidade;
  • Cuide da saúde mantendo-se em forma. Participe somente de trilhas que sejam adequadas ao seu preparo físico;
  • Respeite a natureza não tocando nas formações rochosas, não recolhendo plantas, artefatos arqueológicos, conchas, etc. Não corte árvores, galhos ou abra picadas, exceto em caso de emergência.

Lembre-se de que preservar a natureza, além de um dever é uma necessidade para a sobrevivência do nosso planeta. Desfrute, aprenda, colabore e respeite a natureza e seus tesouros.

Por Vanessa Salvador Marietto

Consultora de fitness - CREF 020396-G/SP

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