Cãibras: livre-se delas!

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caibra

Muitas pessoas temem o aparecimento da cãibra durante a prática de exercícios físicos, mas ela não é uma conseqüência desencadeada apenas pela atividade física.

Pode aparecer também em gestantes, em dias frios quando os membros inferiores não estão aquecidos adequadamente, em pessoas com problemas vasculares, em movimentos repetitivos no trabalho e até mesmo como efeito colateral de algum remédio.

A cãibra se caracteriza por espasmos intensos ou contração muscular súbita, involuntária e dolorosa de caráter transitório, definida por muitas pessoas como uma puxada no músculo seguida de uma dor muito forte.

Esta contração pode ocorrer em um determinado músculo ou grupo muscular, que se contrai vigorosamente de forma dolorosa. A dor parece ser proporcional ao número total de unidades ativas, ou seja, quanto maior for a massa muscular envolvida, maior será a dor.

Alguns fatores freqüentes podem determinar a ocorrência de cãibra, tais como:

  • Perda excessiva de água e sais, como sódio e potássio, através da transpiração;
  • Acúmulo excessivo de ácido láctico no músculo em conseqüência de grande esforço físico;
  • Deficiência de fluxo sanguíneo, geralmente nos membros inferiores, causada por resfriamento, mudança brusca de temperatura ou problemas vasculares.

Para preveni-las, você deve cumprir as seguintes orientações:

  • Mantenha uma dieta alimentar balanceada em sais e minerais;
  • Beba de 250 ml a 350 ml de água ou isotônicos durante 1 hora de exercícios, de 20 em 20 minutos, mantendo-se hidratado;
  • Coma bananas e laranjas para abastecer-se de potássio, antes ou durante o exercício;
  • Alongue bem a musculatura antes e depois de qualquer atividade física;
  • Repouso e boa adaptação à mudança de temperatura também ajudam a prevenir esta inconveniente presença;
  • Se a cãibra aparecer, alongue o músculo ou grupo muscular afetado massageando-o com as mãos.
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