Bike: o exercício que diverte!

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Andar de bike é uma das modalidades mais fáceis e gostosas para iniciantes na malhação. Pedalar combina com prazer e emagrecimento. Pedalando 1 hora, você poderá eliminar de 300 a 600 calorias, dependendo do ritmo e da carga ou intensidade.

Você pode pedalar em academias, como nas aulas de spinning ou, para quem não gosta de lugares fechados, há a possibilidade de praticar este esporte ao ar livre.

Existem, hoje, grupos de pessoas que andam juntas pela cidade ou encaram trilhas que passam por belas regiões. Às vezes, vão de uma cidade à outra, para curtir o visual e testar seu nível de condicionamento físico. Há trilhas também para iniciantes.

Veja as vantagens que as pedaladas nos trazem:

  • Queima muitas calorias. Você poderá eliminar até 600 calorias em 1 hora de pedaladas;
  • Ajuda a eliminar gordura. A atividade é muito eficiente no metabolismo da gordura, usada como reserva para realizar exercícios, portanto, é perfeita para quem quer dar uma afinada ou eliminar a barriguinha e gorduras localizadas;
  • Ajuda a fortalecer e definir as pernas e coxas. Dependendo do tipo de treino realizado você poderá engrossar (alta intensidade e ritmo lento) ou afinar (baixa intensidade em ritmo acelerado) as pernas e coxas;
  • Beneficia o coração. A atividade favorece os sistemas respiratório, cardíaco e muscular, além de aumentar a resistência física, garantindo o bom funcionamento do coração e prevenindo doenças cardíacas;
  • Trabalha pernas, bumbum e barriga. As partes mais críticas são as mais exigidas;

    Melhora o sono e o bem estar. Depois de fazer uma atividade aeróbia é normal você se sentir mais ágil e disposta. Daí para dormir bem é muito fácil.

    Mas antes de começar, é importante fazer uma avaliação física, incluindo exames ergométricos para conhecer o seu nível de condicionamento e qual a intensidade que seu físico pode suportar e com que freqüência. Para obter um resultado estético (emagrecer com definição muscular) eficiente e rápido é recomendado aliar esta atividade com exercícios com peso.

    Segue abaixo algumas dicas úteis:

    Faça alongamentos antes e depois das atividades, contando até 15 segundos em cada posição;

    Use roupas e acessórios certos. Roupas leves e confortáveis e, se você for praticar na rua, use capacete para se proteger em possíveis quedas;

    Preste atenção na sua postura. Deixe as costas retas e incline levemente o tronco à frente. Os cotovelos devem permanecer semiflexionados, ombros relaxados e abdome contraído;

    Regule a altura do banco. Os joelhos não devem ultrapassar a linha dos quadris e devem estar sempre semiflexionados;

    Se você for pedalar na rua, evite locais muito poluídos.

    Pesquise preço e qualidade, antes de adquirir uma bike. Às vezes, a bicicleta é bonita, mas nada confortável. Os preços variam e os objetivos também e, assim, faça uma boa pesquisa antes de comprar a sua.

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