Bebidas esportivas x bebidas energéticas

Bebidas esportivas x bebidas energéticas

É sempre bom esclarecer que há diferenças entre as bebidas esportivas e as bebidas energéticas.

As bebidas esportivas são formuladas a partir de uma quantidade variada de sais minerais, como o sódio, o cloreto, o potássio, e de carboidratos (frutose, glicose, sacarose), com o objetivo de repor os líquidos e sais minerais perdidos no suor durante a prática de atividades físicas. Podem conter ainda vitaminas e outros sais minerais.

Uma boa dica é localizar no rótulo da bebida a tabela nutricional e suas quantidades de sódio e potássio. Tente observar também se a descrição do produto é "bebida hidroeletrolítica para praticantes de atividade física".

Já as bebidas energéticas são formuladas com substâncias como a cafeína, taurina, maltodextrina, entre outros, que ajudam na manutenção do nível de energia, ou seja, que forneçam energia para os exercícios físicos. Podem conter também aminoácidos, vitaminas e minerais.


Nesse caso, a dica é localizar no rótulo a presença de carboidratos em grandes quantidades (maiores ou iguais a 20g), e a presença de substâncias energéticas como taurina, cafeína, glucoronolactona e de aminoácidos como leucina, isoleucina e valina.

Por Jessica Moraes

Comente