Atleta de verão - como começar?

treino verão

© Vincent Besnault/Corbis

Muitas pessoas sedentárias aproveitam o verão para começar a frequentar a academia. Para essas pessoas que não têm o costume de se exercitar com regularidade, os chamados atletas de verão, é necessário tomar alguns cuidados.

Até porque sempre vem aquela dúvida: será que dá tempo de conquistar um corpo bonito e saudável para esse verão? Qual a melhor atividade para que eu chegue ao meu objetivo? Existe algum risco em começar a treinar só agora?

Não existe risco em começar a fazer atividade física só agora, desde que sejam seguidas algumas recomendações.

O fundamental antes de qualquer coisa é consultar um médico e fazer alguns exames básicos para saber qual é o atual estado de saúde em que se encontra. Após a liberação médica, é importante começar devagar para que o corpo se acostume com esse novo estilo de vida.

Segundo o coordenador técnico da Planet Sport Academia, Glauco Coutinho, escolher a modalidade de acordo com seu objetivo é o segundo passo, pois algumas vezes a atividade que a pessoa gosta, não é a mais indicada para o objetivo desejado.

"As atividades mais indicadas são as caminhadas e as corridas, sempre de forma moderada e junto com um treino de musculação e alongamento que também tem uma importância grande na melhora da qualidade de vida", comenta.

E parta chegar ao verão com o corpo dos sonhos, isso não basta. Depende muito também de novos hábitos alimentares, diminuir as frituras, gorduras ruins e açúcares e ingerir bastante água e comer mais frutas, legumes e verduras. Se houver a possibilidade de consultar um nutricionista, com certeza os resultados virão ainda mais rápido.


Agora é só vestir uma roupa confortável, escolher a atividade correta e começar devagar, o importante é que esse novo estilo de vida vire um hábito, sem deixar que acabe com a estação.

Por Jessica Moraes

Comente