Atividades domésticas que ajudam a emagrecer

Atividades domésticas que ajudam a emagrecer

Foto: Eric Audras/Onoky/Corbis

Tem muita gente que vai torcer o nariz para as informações que vamos apresentar abaixo. Basicamente por duas razões. Primeiro porque não haverá mais desculpas para a vida sedentária e sem exercícios físicos, pois as atividades domésticas podem muito bem realizar esse papel. E como ninguém quer ficar fora de forma ou consegue fugir dos afazeres do lar, a ideia é somar esforços e perder uns quilinhos enquanto lava roupa ou esfrega o chão.

A maioria das pessoas não faz ideia que hábitos simples, como lavar louça, ajuda a enrijecer o braço, o antebraço, o ombro e as costas. Estudos recentes mostram que fazer uma atividade física aeróbica com vigor e em poucos minutos faz bem para o coração e evita dores nas articulações. Bastam 15 minutos, todos os dias, para melhorar o condicionamento físico e manter uma vida mais saudável.

O profissional da academia Smart Fit, Rodrigo da Silva, afirma que somente exercícios de musculação são capazes de aumentar a firmeza dos músculos dos braços, por exemplo. "É com trabalho de sobrecarga que atingimos resultados satisfatórios. Realizando os exercícios três vezes por semana, em três meses a pessoa já percebe os resultados", avalia.

No entanto, especialistas recomendam cautela para quem tem problemas cardíacos, musculares ou nas articulações. Nesse casos, o mais indicado é uma consulta médica e que o novo atleta do lar respeite seus limites.

Mais suor, menos gordura

Quem apostar nos exercícios feitos em casa, nada de se preocupar com a transpiração, especialmente em dias mais quentes. Suar faz bem ao corpo porque umidifica a pele, elimina substâncias tóxicas e mantém o equilíbrio da temperatura do organismo, que oscila em torno dos 36,5ºC. E vamos combinar: no mercado de cosméticos existem diversos tipos de antitranspirantes para controlar o fluxo do suor e eliminar as bactérias, responsáveis pelo mau cheiro do local.

Agora chega de conversa e anote várias dicas que selecionamos para você exercitar seus braços, todos os dias, e fortalecer os músculos dessa região. Mas não se esqueça de sempre fazer um alongamento antes de qualquer atividade física.

• Guardar objetos nos armários (pratos, panelas ou tigelas) faz com que você utilize os músculos dorsais, pernas e braços. Nos armários altos, ainda é possível exercitar a panturrilha, os braços e, principalmente, os ombros;

• Ao cozinhar, você mexe com os músculos dos ombros, dos braços, do antebraço e pode até utilizar os músculos das costas na hora de manipular os objetos;

• Arrumar a cama estimula a musculatura dos braços, dos ombros e das pernas;

• Varrer favorece os braços (bíceps e tríceps), as pernas (especialmente ao abaixar-se para recolher a sujeira) e as costas;

• Empurrar o sofá requer muita força dos braços e das pernas;

• Lustrar os móveis pode ajudar na postura das costas, além de atuar nos músculos das pernas, dos ombros, das panturrilhas e, especialmente, dos braços;

• Lavar roupa ou panelas pesadas e esfregar chão e paredes também fortalecem braços, ombros, costas e peitoral.


Por Natália Farah

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