Atividade física previne o ganho de peso com a idade

atividade e idade

Com o passar dos anos, a tendência do organismo é diminuir a massa magra e aumentar a gordura corporal. Já que gasto energético também diminui com a idade. Em média, acontece uma redução de cerca de 5% por década, depois dos 30 anos de idade, devido à diminuição da atividade física e massa muscular, entre outros fatores.

Mesmo que você não mude a sua alimentação, ganhará peso pelo fato de a sua ingestão calórica ultrapassar o gasto de energia do seu organismo. A não ser que você faça exercícios físicos para reverter este processo.

Para isto, é preciso aumentar a sua massa muscular e assim, acelerar o seu metabolismo. Além dos exercícios aeróbios, a musculação é essencial para mudar a sua composição corporal, aumentando a massa muscular e diminuindo a porcentagem de gordura.

A musculação aumenta a massa magra. Esta massa magra acelera o metabolismo de 17 a 25 vezes mais do que a massa de gordura. Assim, quanto maior a massa muscular, mais acelerado será o seu metabolismo e o seu gasto calórico.

Muitas pessoas vivem de dietas, mas não praticam atividades físicas, com isto perdem gordura, mas também perdem massa muscular. Aí, surge aquele famoso efeito sanfona e tudo que comer além, vai pesar. Conclusão: neurose total! A chave do sucesso é manter uma dieta balanceada e exercícios físicos (aeróbios, exercícios com peso e alongamentos) regularmente.

Agora, é extremamente importante fazer uma avaliação física antes de iniciar qualquer atividade física, pois cada caso deve ser tratado de forma personalizada, levando em conta as necessidades e objetivos de cada um. Como ninguém ganha gordura corporal do dia para a noite, o emagrecimento deve ser gradual e saudável, mudando o seu estilo de vida com dieta e exercício.

Comente