Atividade física de acordo com a personalidade

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Quem é calmo e gosta do contato com a natureza pode escolher uma caminhada diária à beira-mar - Foto: © Arman Zhenikeyev/Corbis

Muitas pessoas costumam hesitar ao escolher uma atividade física por não conseguir se identificar com alguma prática específica que se adeque ao seu estilo pessoal. Mas o professor de ciências da Universidade de Concordia em Montreal, James Gavin, afirma que a atividade física é apenas mais uma ferramenta de expressão de nossas preferências pessoais e nossa personalidade. Ou seja, você não precisa necessariamente seguir o fluxo e entrar na Zumba. Há uma infinidade de atividades possíveis para abandonar de vez o sedentarismo e há um meio de encontrar o seu espaço.

"Quando as pessoas são semelhantes às atividades físicas que desenvolvem, elas têm mais chances de serem mais felizes, se expressar com mais satisfação e ficar na atividade por mais tempo", afirma Gavin.

Considere o quão difícil é fazermos algo que realmente não gostamos. Nós ficamos felizes com os resultados do exercício - controle de peso, prevenção de doenças, melhor aparência - mas o processo para chegar lá, não. Então você precisa achar um meio de gostar do processo.

Mas este é apenas um problema de enquadramento. As pessoas são diferentes; algumas são mais focadas, outras mais competitivas, outras pouco motivadas, algumas mais espontâneas, outras mais introvertidas... por isso os exercícios também devem ser diferentes.

"Sabemos, por exemplo, que exercícios com intensidade muito alta, fazem todo mundo se sentir mal, mas a um nível mais moderado, pessoas diferentes vão se sentir coisas diferentes durante o exercício", afirma Margaret Schneider, pesquisadora que explorou afundo a relação atividade física x personalidade.

Para encontrar seu nicho dentre várias modalidades, existe um gráfico criado por Gavin mostrando atividades físicas de acordo com as variações de personalidade. Reproduzimos aqui duas tabelas com base neste gráfico, para você encontrar seu estilo. Vale frisar, no entanto, que você precisa saber também quais as suas expectativas de fitness.


Se você quiser aumentar a aptidão cardiovascular, ou cardiorrespiratória, vale consultar um médico e um profissional de atividade física, por exemplo. Ou se você procura emagrecer ou ganhar músculos; vale levar em conta a finalidade dos exercícios e encontrar um meio termo.

Por isso, pesquise bastante sobre as atividades que, através da tabela, mais representam você. Isso lhe ajudará a ter mais motivação e pique para praticar atividades físicas regularmente, sem abrir mão do prazer.

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Por Jessica Moraes

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