As diferenças entre o pilates e o yoga

pilates yoga

Foto - Shutterstock

O pilates e o yoga são duas modalidades bem procuradas entre as mulheres, mas muitos chegam a confundi-las. No entanto, as únicas semelhanças entre elas é que são feitas no solo, em estúdio e sem tênis. Você sabe a diferença entre elas?

O pilates foi criado para melhorar a postura, a respiração, a força e a flexibilidade. Seu criador foi o médico Joseph Pilates, com o intuito de tratar doentes lesionados na II Guerra Mundial. O pilates é um exercício focado no físico, que exige disciplina e oferece benefícios a longo prazo.

Já o yoga tem cunho emocional e mental também. Os movimentos, que também envolvem a meditação, servem, antes de tudo, para acalmar o sistema nervoso e aumentar a sensação de bem-estar. No aspecto físico, o yoga trabalha a flexibilidade e o equilíbrio. Ele também dá uma turbinada nos músculos por que a maioria dos exercícios é feito em isometria.

Ambas as aulas queimam cerca de 350 calorias e não dá pra dizer que um é melhor que o outro, mas sim que um deles é mais adequado para você. O pilates é uma disciplina, que trabalha partes do corpo individualmente, junto à respiração. Já o yoga é quase um estilo de vida, que trabalha o corpo e a mente ao mesmo tempo.


Por Helena Dias

Comente

Assuntos relacionados: yoga exercícios pilates diferenças