Arvorismo: pratique esse esporte

pratique arvorismo

O arvorismo é um esporte ecológico que proporciona um contato íntimo com a natureza e, ao mesmo tempo, agrada pessoas que gostam de encarar desafios.

Segundo a Associação Brasileira de Esportes de Aventura, o arvorismo foi criado na Europa e serviu de instrumento para pesquisas da fauna e da flora das espécies encontradas somente nas copas das árvores, como por exemplo, bromélias, pássaros e primatas, entre outros.

A partir daí, os praticantes de técnicas verticais adaptaram o conceito de arvorismo até tornar-se uma modalidade de esporte ecológico.

Diferentemente de outros esportes radicais, o arvorismo trabalha conceitos com o autocontrole e superação de limites de forma natural. As tarefas competitivas da modalidade exploram e desenvolvem habilidades como criatividade, poder de decisão e espírito de equipe, além do gerenciamento de risco e tempo.

Ao contrário do que muitos imaginam, a prática deste esporte é muito segura. Com o auxílio de equipamentos adequados e monitores especializados em técnicas verticais de resgate, a pessoa pode subir até a copas das árvores munida do cinto de segurança, capacete, luvas e cadeirinha de escalada, além de um cabo de aço.

O percurso de uma hora e meia é realizado no alto, entre as árvores, em meio a plataformas que têm entre 7 e 12 metros de altura, onde é possível contemplar uma belíssima paisagem.

Para chegar até estas bases, você pode subir por escadas de toras de madeira ou de cordas. Alguns obstáculos durante a passagem de uma árvore à outra dão mais emoção. São redes, troncos, túneis, pontes pênseis e cordas bambas que dificultam o equilíbrio.

O percurso é classificado conforme os níveis de dificuldade desses obstáculos. Entre os mais procurados pelas empresas está o circuito acrobático, um trajeto que exige coordenação, equilíbrio e uma dose de coragem dos praticantes. Quem se aventura neste tipo de passagem escala redes, caminha sobre cabos de aço, atravessa pontes suspensas e ainda desliza por tirolesas.

Comente

Assuntos relacionados: atividade física esporte arvorismo