Arrase na sinuca!

Arrase na sinuca

Quem não gosta de jogar uma sinuca de vez em quando ou não gostaria de aprender a jogar bem? A campeã e professora de sinuca Silvia Taioli dá algumas dicas valiosas para as mulheres arrasarem no jogo!

A postura é composta por cinco passos básicos: Mão esquerda espalmada no campo de jogo, com uma pequena elevação, a mais ou menos um palmo de distância da bola branca.

Mão direita segurando o taco, na posição de 90 graus. Perna direita reta, perna esquerda flexionada e por último, queixo "colado" ao taco. Sempre que possível e a tacada permitir, taco paralelo ao campo de jogo.

O braço direito, a 90 graus, não pode se mover, somente o antebraço, nas posições "0" (parado), "1" (para trás) e "2" (para frente). Se o braço mover, tem- se um movimento de "alavanca", que leva ao insucesso da tacada.

O giz passado na ponteira de couro do taco serve para aumentar o atrito entre essa superfície que é lisa com a da bola, também lisa. Evita que a sola deslize e atinja a bola branca de maneira a "escorregar".

Os efeitos abaixo são os chamados "básicos" e os mais utilizados. Em todos os casos, deve-se permanecer imóvel quando executa- se qualquer tipo de tacada, com exceção do pêndulo do braço. Controlar a respiração também é essencial, para que não haja movimentação do corpo.

Sem Efeito (natural) - Qualquer ponto que não o seja o central da bola branca. Batendo nessa posição, a bola branca segue um pouco a bola da vez e para.

Efeito "Seguindo" - Imaginando que a bola branca seja um relógio, quando se atinge a posição de "meio- dia", a bola branca acompanha bastante a bola da vez.

Efeito "Parando" - Batendo um pouco abaixo do ponto central da branca (sem efeito), a bola branca para completamente.

Efeito "Puxando" - Atingindo a posição de 6 horas na bola branca, com a mão totalmente espalmada, com movimentos contínuos, a bola branca bate na bola da vez e retrocede, ou seja, volta.


"Também é importante a concentração. Não adianta dar a tacada enquanto se conversa, se olha o movimento do salão ou se pensa em outra coisa que não a execução correta, observando todos os itens aprendidos", afirma a professora.

Segundo Silvia, o mais importante de tudo é que se tenha em mente que se está praticando um esporte que dá prazer, é divertido e faz bem para o corpo e para a alma.

Por Jessica Moraes

Comente

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?